As mudanças nas práticas sexuais são as responsáveis pelo grande crescimento nas taxas de câncer de garganta nos Estados Unidos nas últimas duas décadas, segundo anunciou, nesta semana, a Associação Americana para Pesquisa do Câncer. Segundo os especialistas, o aumento das taxas de infecção pelo HPV, disseminado pelo sexo oral, está levando a um rápido crescimento nos cânceres orofaríngeos (garganta, amídalas e base da língua).
Os especialistas destacam que estudos realizados há 20 anos mostram que apenas 20% dos tumores orofaríngeos eram HPV positivos, enquanto, hoje, é estimado que 60% dos pacientes estejam infectados com o vírus. Embora a principal causa desses cânceres seja o cigarro e o álcool, eles alertam que essa tendência de crescimento dos tumores causados pelo HPV aponta para a influência das mudanças nas práticas sexuais – principalmente em relação ao sexo oral – no aumento da taxa de cânceres na garganta.
As estatísticas indicam que o perfil de pacientes com esse câncer vem mudando – “dos idosos, fumantes e com diversos outros problemas de saúde, para jovens e executivos”. “Essa é uma real tendência, e essa é a razão da preocupação com uma epidemia, dado o fato de que o câncer orofaríngeo está aumentando a uma taxa alarmante”, destacaram os autores, sugerindo campanhas para alertar os jovens sobre o risco do sexo oral desprotegido.
Fonte: Blog da Saúde
Um blog de humor e curiosidades muito divertido com vários posts engraçados. Diversão garantida.
Widget FerramentasBlog e EscolaDinheiro
|
sábado, 26 de setembro de 2009
Sexo oral pode ser responsável pelo aumento dos casos de câncer na garganta
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário