Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

sábado, 26 de setembro de 2009

Sexo oral pode ser responsável pelo aumento dos casos de câncer na garganta

As mudanças nas práticas sexuais são as responsáveis pelo grande crescimento nas taxas de câncer de garganta nos Estados Unidos nas últimas duas décadas, segundo anunciou, nesta semana, a Associação Americana para Pesquisa do Câncer. Segundo os especialistas, o aumento das taxas de infecção pelo HPV, disseminado pelo sexo oral, está levando a um rápido crescimento nos cânceres orofaríngeos (garganta, amídalas e base da língua).
Os especialistas destacam que estudos realizados há 20 anos mostram que apenas 20% dos tumores orofaríngeos eram HPV positivos, enquanto, hoje, é estimado que 60% dos pacientes estejam infectados com o vírus. Embora a principal causa desses cânceres seja o cigarro e o álcool, eles alertam que essa tendência de crescimento dos tumores causados pelo HPV aponta para a influência das mudanças nas práticas sexuais – principalmente em relação ao sexo oral – no aumento da taxa de cânceres na garganta.
As estatísticas indicam que o perfil de pacientes com esse câncer vem mudando – “dos idosos, fumantes e com diversos outros problemas de saúde, para jovens e executivos”. “Essa é uma real tendência, e essa é a razão da preocupação com uma epidemia, dado o fato de que o câncer orofaríngeo está aumentando a uma taxa alarmante”, destacaram os autores, sugerindo campanhas para alertar os jovens sobre o risco do sexo oral desprotegido.
Fonte: Blog da Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails