Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

sábado, 26 de setembro de 2009

Bronzeamento artificial pode causar câncer de pele, alerta OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta semana, que o uso das camas de bronzeamento artificial é um sério risco para a saúde, pois seus raios ultravioletas (A, B e C) aumentam os riscos de desenvolvimento de câncer de pele. Mesmo antes dessa medida, o grupo havia classificado o bronzeamento artificial como “provavelmente carcinogênico para humanos”.
Em artigo publicado na edição de agosto da revista médica Lancet Oncology, os especialistas destacam que diversos estudos indicam os riscos de camas e lâmpadas de bronzeamento, e essas evidências que associam o seu uso ao crescimento do melanoma seriam “suficientes e convincentes”. Em um dos estudos citados, por exemplo, o uso desses métodos desde antes dos 30 anos de idade foi associado a um aumento de 75% nos riscos de melanoma.
Em resposta a estudos anteriores, a Associação Internacional de Bronzeamento se defendeu acusando-os de serem “asserções irresponsáveis sem oferecer nenhuma associação concreta entre o bronzeamento em ambientes fechados e o melanoma”. Desta vez, ela se limitou a destacar que os raios ultravioletas desses métodos não diferem dos raios do sol, e, em ambos os casos, a exposição deve ser moderada.
Fonte: Blog da Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails