A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta semana, que o uso das camas de bronzeamento artificial é um sério risco para a saúde, pois seus raios ultravioletas (A, B e C) aumentam os riscos de desenvolvimento de câncer de pele. Mesmo antes dessa medida, o grupo havia classificado o bronzeamento artificial como “provavelmente carcinogênico para humanos”.
Em artigo publicado na edição de agosto da revista médica Lancet Oncology, os especialistas destacam que diversos estudos indicam os riscos de camas e lâmpadas de bronzeamento, e essas evidências que associam o seu uso ao crescimento do melanoma seriam “suficientes e convincentes”. Em um dos estudos citados, por exemplo, o uso desses métodos desde antes dos 30 anos de idade foi associado a um aumento de 75% nos riscos de melanoma.
Em resposta a estudos anteriores, a Associação Internacional de Bronzeamento se defendeu acusando-os de serem “asserções irresponsáveis sem oferecer nenhuma associação concreta entre o bronzeamento em ambientes fechados e o melanoma”. Desta vez, ela se limitou a destacar que os raios ultravioletas desses métodos não diferem dos raios do sol, e, em ambos os casos, a exposição deve ser moderada.
Fonte: Blog da Saúde
Um blog de humor e curiosidades muito divertido com vários posts engraçados. Diversão garantida.
Widget FerramentasBlog e EscolaDinheiro
|
sábado, 26 de setembro de 2009
Bronzeamento artificial pode causar câncer de pele, alerta OMS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário