Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

domingo, 20 de junho de 2010

Conheça algumas estranhas condições mentais

A mente manifesta-se subjetivamente como um fluxo de consciência, que permite aos indivíduos modelar o mundo, e assim tratá-lo de acordo com seus objetivos, planos, desejos e fins. Essa é justamente uma coisa incrível colocada dentro de nossos crânios, porém ela pode enganar -nos com uma parte de seus fenômenos normais. Qualquer perturbação da sua função normal leva a um distúrbio de comportamento ou padrão psicológico associado com aflição ou incapacidade, que ocorre em um indivíduo e não é uma parte do desenvolvimento normal da cultura. Confira dez destes estranhos fenômenos que têm sido estudados pela ciência.
Desrealização

Desrealização (DR) é uma alteração na percepção ou experiência do mundo externo, de modo que parece estranho ou irreal. Outros sintomas incluem sensação de que seu ambiente é desprovido de espontaneidade, de coloração emocional e profundidade.
Os indivíduos podem queixar-se que eles sentem falta de vivacidade, não vêem lugares coloridos. Familiares podem parecer estranhos, bizarros e até surreais. Tais alterações perceptuais também podem se estender para os sentidos da audição, paladar e olfato.


Autophagia
Como um distúrbio mental, a Autophagia é um caso em que um indivíduo é obrigado a infligir dor a si mesmo por mordida e/ou devorando partes do corpo. Às vezes, é causado pela ansiedade sexual grave, por vezes combinado com a esquizofrenia ou psicose.


Transtorno de Identidade em Amputados
Amputados Transtorno da Identidade, refere-se a uma sensação psicológica na qual o indivíduo estaria vivendo uma vida mais feliz como sendo um amputado é, geralmente, se não sempre, acompanhada pelo desejo de amputar um ou mais membros saudáveis, a fim de decretar seu desejo.
Pode ou não pode ser caracterizado por uma motivação sexual, por ser ou parecer um amputado que é chamado Apotemnophilia. Em adição, Acrotomophilia, que descreve uma pessoa que é sexualmente atraída por outras pessoas que já têm membros faltantes, mas raramente apresentam os dois tipos de transtornos.


Shopaholism
Oniomania é o termo técnico para shopaholism, o desejo compulsivo de comprar. A pessoa viciada fica em um círculo vicioso que consiste de emoções negativas como raiva e estresse, que levam a comprar algo. Após a compra, a pessoa fica arrependida ou deprimida e, a fim de lidar com estes sentimentos, a pessoa viciada compra outra coisa.
Sofrem muitas vezes ao viver os altos e baixos associados ao vício. As vítimas geralmente sofrem estados de espírito de satisfação quando estão no processo de compra, o que parece dar sentido a sua vida, fazendo-as esquecer suas tristezas. Depois de deixar o ambiente onde ocorreu a compra, o sentimento de uma recompensa pessoal já passou. Para compensar, a pessoa viciada vai às compras novamente. Finalmente, um sentimento de repressão vai superar a pessoa. Por exemplo, que os produtos comprados serão ocultados ou destruídos, porque a pessoa em questão sente vergonha do seu vício e tenta escondê-lo.


Síndrome do Cadáver Ambulante
Cadáver ambulante ou Cotard”s Syndrome, também conhecido como niilista ou delírio de negação, é uma desordem neuropsiquiátrica rara em que as pessoas têm a crença ilusória de que estão mortas (seja figurativa ou literalmente), não existem, são podres, ou que perderam seu sangue ou órgãos internos. Raramente pode incluir delírios de imortalidade.


Síndrome de Todd
Síndrome de Alice no País das Maravilhas, também conhecida como síndrome de Todd, é uma condição neurológica que afeta a percepção, a desorientação humana. Os sofredores podem experimentar micropsia, macropsia e distorção do tamanho de outras modalidades sensoriais. Uma condição temporária, que é frequentemente associada com enxaquecas, tumores cerebrais e uso de drogas psicoativas.
Micropsia é uma condição neurológica que afeta a percepção visual humana em que os seres humanos, e objetos inanimados são percebidos a ser substancialmente menor do que realmente são. Micropsia pode ser causada por uma distorção ótica de imagens nos olhos (como óculos ou por certas condições oculares) ou por uma disfunção neurológica. Da mesma forma, a macropsia é a condição inversa caracterizada por objetos que parecem ser  substancialmente maiores do que realmente são, por exemplo um carro pode parecer tão grande quanto uma montanha.


Licantropia Clínica
Licantropia clínica é definida como uma síndrome psiquiátrica rara que envolve uma ilusão que a pessoa afetada pode ou se transformou em um animal ou que ele/ela é um animal. Seu nome está ligado à condição mítica da licantropia, uma aflição sobrenatural na qual as pessoas se transformam fisicamente em lobos.
Os indivíduos afetados relatam a crença ilusória de que eles estão em processo de transformação ou que já tenham se transformado em um animal. Tem sido relacionada com os estados alterados da mente que acompanham a psicose, a transformação ocorre na mente e no comportamento da pessoa afetada.


Síndrome de má interpretação delirante
síndrome de má interpretação delirante é um termo utilizado para um grupo de transtornos delirantes que envolvem a crença de que a identidade de uma pessoa, objeto ou lugar, de alguma forma tenha sido alterado.
Fonte: Minilua

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails