As respostas até o momento, por parte das autoridades do governo dos EUA, é que a publicação destes telegramas colocam em risco a política exterior do país e as vidas de diplomatas e soldados. Acontece que no dia 26/11, Julian Assange entrou em contato com o governo dos EUA pedindo que eles identificassem nomes que gostariam que não fossem revelados, no dia 27/11 Harold Hongju Koh (consultor jurídico do governo dos EUA) respondeu que não irão cooperar com o site Wikileaks e que consideram ilegal todas as atividades da organização. No dia 28/11 Julian Assange respondeu em outra carta destacando que apesar do governo dos EUA anunciar que estão preocupados com vidas colocadas em risco devido a publicação, suas atitudes demonstram o contrário no momento em que recusam cooperar para impedir que estes nomes não sejam relevados. Entretando, o site Wikileaks vem tomando providências por conta própria para evitar o máximo que vidas sejam colocadas em risco.
Na manhã do dia 28 o site Wikileaks sofreu um ataque massivo DDoS (Distributed Denied of Service) impedindo o acesso ao site. Em mensagem pelo Twitter, Wikileaks anunciou que estava sofrendo o ataque e disse que mesmo com o site inacessável a publicação seria feita pelos principais jornais da Europa. Mas antes do final do dia eles conseguiram contornar o problema e a página cablegate.wikileaks.org já podia ser acessada e consultada.
O que fica claro em todas os telegramas é o uso pelos EUA de seus embaixadores para espionar nações de todo o mundo. Talvez agora seja possível entender porque que presidentes como Chavez, Correia e Morales expulsaram embaixadores dos EUA de seus países quando estes sofriam períodos de crises (e golpes de estado). Até mesmo o Secretario Geral da ONU, Ban Ki-moon, entrou para a lista de pessoas espionadas, o que é considerado crime pela ONU.
Leia sobre os telegramas relacionadas com a América Latina.
Honduras: WikiLeaks: EUA e o golpe de Honduras | Zelaya denuncia doble moral de diplomacia de EE.UU. respecto a Honduras (video) | Telegrama do Embaixador em Tegucigalpa sobre o Golpe em Honduras.
Brasil: Brazil - Em segredo, Brasil monitora e prende suspeitos de terrorismo | Meu amigo Jobim | Embaixada se aproxima de muçulmanos moderados para vigiar extremistas | Telegramas enviados desde a embaixada dos EUA em Brasília: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8.
Paraguai: Telegrama que lista informações sobre o governo de Fernando Lugo no Paraguai, inclussive mostra de DNA, cartões de crédito, informações sobre grupos islamicos e anti-EUA.
Panamá:um telegrama datado de 1989 sobre o Panamá e as tentativas de golpes contra o presidente Noriega. Ano em que os EUA tentavam reaver o controle do país para tomar o Canal do Panamá
Venezuela e Argentina: Outras informações sobre a América Latina publicadas até o momento falam sobre esforços para isolar o presidente venezuelano Hugo Chavez. Também, de acordo com o jornal espanhol El Pais, a presidente Cristina Kirchner desperta suspeitas em Washington, ao ponto que a Secretária de Estado Hillary Clinton chegou a solicitar informação sobre o seu estado de saúde mental.
É difícil falar de tudo, mas aqui vai uma compilação que revela a forma que o presidente Barack Obama pretede 'esvaziar a prisão de Guantánamo': A Eslovénia foi dito para receber um prisioneiro de Guantánamo se o presidente quisesse se reunir com o presidente Barack Obama, a Quiribati foi oferecido incentivos de milhões de dólares para receber os detentos muçulmanos chineses que foram trasnferidos de Guantánamo. Em outro caso, a aceitação de mais prisioneiros de Guantánamo foi descrito como "uma forma de baixo custo" para a Bélgica alcançar destaque na Europa.
Perseguição a Assange:
No começo do mês de Novembro, logo depois da publicação de mais de 400.000 arquivos sobre a guerra no Iraque que denunciam vários crimes de guerra cometidos pelos EUA e seus aliados. Julian Assange recebeu um mandado de prisão internacional emitido pela justiça da Suécia à Interpol, relacionado a um processo judicial que enfrenta neste país. Processo que desde o começo vem sido levado de forma completamente irregular pela justiça sueca. Leia o comunicado a imprensa dado pelo advogado de Julian Assange para entender melhor o que esta acontecendo. Desde então, o paradeiro de Julian é desconhecido. No domingo, durante a publicação dos telegramas diplomáticos, Julian deu uma conferencia a imprensa da Jordania via teleconferência para não entregar a sua localização. E nos EUA senadores pedem pelo assassinato de Julian Assange e também que o site Wikileaks seja considerado uma organização terrorista.