Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Animais extintos que foram redescobertos

E agora reproduzo um ótimo post do blog : Fernando Williams

Top 5 animais extintos que foram redescobertos
O mundo está repleto de animais incríveis, mas já teve muito mais. Ao longo desses milhões de anos várias criaturas surgiram e depois foram extintas, outras nós mesmos tratamos de dar um fim. Conheça agora cinco seres que se acreditava estarem perdidos para sempre. Esse é o Top 5 animais extintos que foram redescobertos:
Phoboscincus bocourti, o lagarto do terror
Esta espécie de réptil era considerada extinta até que em 2003 alguns especialistas do museu francês de história natural tiraram fotografias e filmaram o animal. Ele é encontrado apenas nas ilhas de Pins, na Nova Caledônia. Possui hábito noturno e chega a medir 50 centímetros, sendo um dos maiores lagartos das ilhas e por isso chamado de lagarto do terror. Seus dentes são longos e muito afiados, perfeitos para sua dieta que inclui outros lagartos, ratos e pássaros.
Phoboscincus bocourti

A minhoca gigante de Palouse
Ela foi considerada extinta em 1980, mas em 27 de maio de 2005 Yaniria Sanchez-de Leon, estudante da Universidade de Idaho, desenterrou uma delas. Encontrada na região de Palouse, leste de Washington, ela pode chegar a ter um metro de comprimento, tem uma aparência albina e quando tocada exala um odor similar ao do lírio. Segundo informações antigas a minhoca gigante de Palouse tem a capacidade de “cuspir” para se defender, mas ninguém nunca presenciou essa ação acontecendo.
Minhoca gigante
O petrel das Bermudas e os gritos do demônio
Acreditava-se que essa espécie de pássaro estivesse extinta há 330 anos quando em 1951 foram descobertos 18 pares. O som estranho produzido por ele fez os navegadores espanhóis pensarem que as ilhas eram assombradas por demônios. Quando finalmente alguém teve coragem de colonizar o local, também introduziram cães, gatos e porcos que levaram a quase extinção do petrel das Bermudas.
Petrel das Bermudas
Cáspio, um cavalo pequeno ou um pônei grande?
Até hoje não se tem uma decisão final sobre se o Cáspio é um cavalo ou um pônei grande. Seja lá o que for é um dos eqüinos mais antigos que se conhece. Por volta de três mil anos antes de Cristo eles viviam próximo do mar Cáspio (por isso o nome) e eram utilizados pelos povos da Mesopotâmia, mas no século sete por um motivo ainda desconhecido eles desapareceram. Em 1960 o criador de cavalos, Louise Firouz estava procurando por pôneis quando viu um cavalo estranho puxando uma carroça, ele era quase do mesmo tamanho que um pônei, mas bem mais forte. O criador iraniano comprou o animal e alguns anos depois, quando foi realizada uma análise do DNA, ficou confirmado que se tratava da mesma espécie que era utilizada milhares de anos antes na região dos rios Tigre e Eufrates.
Cavalo/pônei considerado extinto no século 7
O celacanto, um monstro marinho de verdade
No ano de 1938 um grupo de pescadores apanhou um peixe diferente de todos os que conheciam. Grande, azul-escuro, com escamas parecendo uma couraça e grandes olhos azuis, era tão estranho que um dos pescadores o levou para a curadora do museu de história natural de East London, na África do Sul. Incapaz determinar a espécie do peixe ela escreveu para um professor que o identificou como um celacanto, que se acreditava estar extinto a pelo menos 70 milhões de anos. A publicação dos resultados abalou o mundo científico da época. O monstro pré-histórico vive nas águas profundas da costa oriental da África do Sul, ilhas Comores, no Canal de Moçambique, no Oceano Índico ocidental e na Indonésia. Eles podem passar facilmente dos dois metros de comprimento, mas apesar disso nunca ouve um registro de ataque a seres humanos.
Celacanto
Táxon Lazarus é o nome dado quando certas espécies de animais ou vegetais já consideradas extintas reaparecem. Não sei se quando isso acontece eu deveria me sentir feliz com a natureza mostrando que ainda pode nos surpreender ou se o certo seria me sentir triste, já que é mais uma espécie para o homem destruir. Não querendo ser pessimista, mas parece que todos os esforços feitos para salvar várias espécies da extinção não têm dado muito certo.
Que animal você gostaria que fosse redescoberto?

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails