Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

quarta-feira, 9 de junho de 2010

10 jogos que deveriam virar filmes

10 Jogos que deveriam ser adaptados para o cinema.
 jogos e filmes modern warfare
10 – Call of Duty: Modern Warfare – Quando falamos em FPS com ação desenfreada poucos títulos superam este game. A tensão é  constante e a variação de personagens para contar a história foi muito bem executada. Um problema que filmes têm quando usam jogos como matéria-prima é o fraco roteiro, que passa sem ser percebido pelos gamers pois estamos distraídos com a jogabilidade. Isso poderia ser facilmente evitado em Modern Warfare pois o game tem uma boa trama.


O enredo do jogo mostra um país fictício no Oriente Médio onde uma milícia sequestra o presidente e o fuzila em rede nacional, dando início a uma guerra civil. Cabe a times da SAS (Special Air Service) e do exército americano descobrir quem são os responsáveis e como acabar com o conflito. Durante o jogo acontecem várias coisas inesperadas e que deixam o jogador grudado na tela.
 jogos e filmes prototype
09 – [Prototype] – Ação, mais ação e efeitos especiais de primeira. Um diretor que saiba como utilizar a tecnologia para contar uma história seria imprescindível para fazer este filme. Talvez Timur Bekmambetov (Guardiões da Noite e Procurado) fosse uma boa opção aqui. As transformações do personagem e toda a destruição que ele causa seriam um espetáculo na tela.

No jogo Nova Iorque é vítima de um vírus e seus habitantes se tornam criaturas monstruosas quando infectados. Por causa disso os fuzileiros americanos colocam a cidade inteira em quarentena. Você controla o personagem Alex Mercer, que acorda em um necrotério, sem memória e com poderes especiais como alterar a própria forma e absorver outras pessoas, tomando para si a biomassa, memórias e experiências delas. Agora ele precisa utilizar suas habilidades para descobrir seu passado e o segredo por trás do vírus que assola a cidade.
 jogos e filmes neverwinter nights
08 – Neverwinter Nights – A versão para os cinemas de Dungeons & Dragons foi vergonhosa em todos os aspectos, principalmente em seu roteiro. O sucesso da trilogia do Senhor dos Anéis mostrou que ainda é possível fazer filmes de fantasia que não sejam desastrosos. Se você unir bons atores, qualidade técnica e a trama deste game os jogadores de RPG (eletrônico ou não) se sentirão bem representados.

No jogo uma praga está assolando a cidade de Neverwinter e mesmo com todos os esforços por parte de magos e guerreiros ninguém encontrou uma cura. Aribeth, uma renomada paladina, faz um chamado aos heróis para que se tente descobrir a cura e o responsável pela doença que parece ter origem sobrenatural. Isso é apenas o começo de uma aventura épica onde nem todos podem ser considerados confiáveis.
 jogos e filmes baldurs gate
07 – Baldur’s Gate – A franquia Dungeons & Dragons precisa de uma versão decente para os cinemas. Eu sei que já disse isso no tópico anterior, mas é incrível como o filme é ruim quando existem tantas boas aventuras situadas neste universo (isso sem contar a animação Caverna do Dragão). Baldur`s Gate foi um grande RPG para computador em um tempo onde os recursos dos games eram muito limitados. Conheço gente que joga ele até hoje só pelo roteiro.

A aventura se inicia com um estranho mistério envolvendo a distribuição de ferro em Sword Coast. Seu personagem e o pai adotivo resolvem sair da cidade, mas ele é logo assassinado deixando o herói órfão. A partir daí ele passa a tentar descobrir mais sobre seu passado revelando que existem mais tramas por trás da distribuição de ferro e que seu passado pode estar morbidamente ligado a isso tudo.
 jogos e filmes gta iv
06 – GTA IV – Desde GTA III os games da série primam por roteiros que parecem ter sido feitos para o cinema, mas as aventuras de Niko Bellic são as que mais se aproximam deste feito. As idas e vindas do iugoslavo por Liberty City tomaram de assalto os corações de gamers pelo mundo. Uma história policial como esta seria um prato cheio para diretores como Antonie Fuqua (Dia do Treinamento) e Joe Carnahan (Narc e A Ultima Cartada).

No game você controla o personagem Niko Bellic, um veterano da guerra civil Iugoslava que vai para os EUA em busca de uma vida melhor ao lado de seu primo, o irritante Roman. Ele também está tentando encontrar um traidor que armou uma emboscada contra sua unidade militar matando 12 de seus companheiros.

Mesmo se tratando de um criminoso e ex-traficante de pessoas você começa a ver um lado bom no personagem, que no fim das contas só quer um pouco de paz para si e uma vida melhor longe dos problemas que ficaram na Europa.
 jogos e filmes diablo
05 – Diablo – Considerado por muitos uma das mais épicas aventuras da história dos games, Diablo só funcionaria nas telas se fosse feito em duas partes, contando os acontecimentos deste game, sua continuação e a expansão Lords of Destruction.

O jogo mostra a eterna guerra entre o céu e o inferno, mais precisamente com o novo despertar de Diablo, o Senhor do Terror. O aventureiro chega na cidade de Tristram logo após uma invasão de demônios. Ele precisa descer ao submundo para enfrentar Diablo, dar um fim a isto tudo e vingar a morte de sua família. Um final inesperado ocorre na primeira aventura e eu não posso revelar aqui pois é um spoiler imenso. A aventura continua em Diablo II e em sua expansão, quando todo o problema é finalmente resolvido.
 jogos e filmes bioshock
04 – Bioshock – Este game chamou muito a atenção do público por seu visual altamente detalhista e pela história sombria, que envolvia a escolha entre salvar e matar garotinhas em troca de poder. Seria um filme bastante sombrio que precisaria de um diretor como David Fincher (Seven e Zodíaco) ou Gore Verbinski (O Chamado) para dar o clima certo.

No game você sofre um acidente de avião e vai parar acidentalmente na cidade de Rapture, uma metrópole submarina que foi construída para ser um lugar perfeito. Ela era auto-suficiente na produção de energia e alimentos, mas entrou em decadência após a descoberta do ADAM, uma substância que poderia aumentar as capacidades físicas e mentais de seus usuários. Isso foi o bastante para colocar a cidade inteira em colapso pela busca desenfreada ao ADAM, que era colhido pelas Little  Sisters, garotinhas retiradas de um orfanato e modificadas para este propósito. Cabia ao personagem matar ou salvar as “irmãzinhas” para aumentar seu poder.
 jogos e filmes god of war
03 – God of War – Uma das mais épicas e sangrentas aventuras do mundo dos games daria um excelente filme. Os trailers de Fúria de Titãs provam que a tecnologia para reproduzir as gigantescas batalhas vistas no jogo já existe. Resta saber se algum estúdio bancaria um filme que com certeza teria uma classificação indicativa alta por suas cenas de sexo e violência. Se alguém do naipe de Peter Jackson (O Senhor dos Anéis) ou James Cameron (Avatar) assumisse era sucesso na certa.

O game conta as aventuras de Kratos, um general espartano que promete servidão eterna a Ares, o deus da guerra, se ele o fizesse ganhar uma batalha perdida. Isso o coloca em uma trilha de sangue tão grande que levaria a vida de sua esposa e filha. Revoltado Kratos promete vingança contra Ares e trilha o caminho de diversas lendas gregas para completar seu destino. O jogo é contado de forma cinematográfica e não daria muito trabalho a um roteirista adaptá-lo.
 jogos e filmes mass effect
02 – Mass Effect – Este é o terceiro jogo da Bioware na lista (Neverwinter Nights e Baldur’s Gate também são da produtora) provando que eles sabem como escrever uma boa história. Mass Effect é uma aventura espacial épica com uma variedade de raças, linguagens, costumes e planetas digna das fases mais inspiradas de Star Trek.

A história acompanha o (ou a) comandante Shepard, um veterano de guerra que comanda a nave Normandy. Ele é designado a recolher um dispositivo alienígena em um planeta remoto. Lá o comandante testemunha a traição de um Spectre (espécie de força policial especial) que pretende usar o artefato em proveito próprio. Isso cria uma crise diplomática pois os humanos não são muito bem vistos pelo conselho.

É preciso reunir novas provas e isso o levará a descobrir uma ameaça ancestral que pode acabar com todas as raças alienígenas. O jogo tem um excelente roteiro que precisaria ser bem condensado para caber em 2 horas de projeção.
 jogos e filmes fallout
01 – Fallout – A influência visual deste game pôde ser vista este ano em filmes como O Livro de Eli e A Estrada. Ambos “tomam emprestado” diversas características desta série, mas infelizmente nenhum pode ser indicado como adaptação de Fallout para as telas de cinema. Uma das coisas mais curiosas do game é que mesmo se passando depois de 2077 o visual das coisas parece ter parado nos anos 50 e a influência nas músicas e arquitetura é inegável.

No universo do game uma crise de petróleo ocorre em 2077 entre EUA e China que culmina em uma guerra nuclear que destrói o mundo como conhecemos. Antes do ocorrido o governo americano construiu abrigos anti-nucleares e selecionou pessoas com mínima propensão a doenças para morarem lá. Seu personagem nasce dentro do abrigo, décadas após a guerra, quando ninguém mais lembra como era viver lá fora.

Os habitantes do abrigo vivem bem, reciclando o lixo e purificando a água. É aí que seus problemas começam, pois o chip de purificação da água quebra e você precisa sair do abrigo para achar um novo, caso contrário todos morrerão de sede. Do lado de fora do abrigo o personagem encontra uma sociedade modificada, mas funcional e vai precisar realizar várias tarefas para proteger os moradores do abrigo e toda a humanidade.

Menções honrosas:
 jogos e filmes mencao honrosa
Dragon Age: Origins – Outro game da Bioware na lista. Sua história é tão grande que na verdade acabaria se adaptando melhor ao formato minissérie (de preferência pela HBO, que sabe como fazer).

Gears of War – Este game quase chegou a lista pois daria um excelente filme de ação ao relatar as aventuras de Marcus e Dom.

The Secret of Monkey Island – Como aventuras com piratas (do Caribe) estão dando dinheiro esta seria uma ótima oportunidade de colocar Guybrush Threepwood e LeChuck no cinema.

Assim como toda lista, esta não será uma unanimidade, por isso gostaria de saber qual game você acha que ficou de fora. Deixe sua opinião nos comentários.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails