Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Piores Cantores de Todos os Tempos

Poucas coisas me deixam tão indignado quanto entrevistas com filhos de artistas ou ex-participantes de programas de reality show que propagam aos ventos a indefectível declaração-clichê: "basta você acreditar em seu sonho que você chegará lá". Pergunto: quantos males não foram propagados por conta dessa bravata digna dos maiores embustes da literatura (sic) de autoajuda? Basta assistir a programas como "American Idol" ou "Show de Calouros" para ver tantas pessoas que se iludem em sonhos que não se sustentarão, acreditando piamente em talentos que não possuem e expondo-se ao escárnio público.
Exemplo perfeito do que digo é o vídeo a seguir, em que um participante do "American Idol" comete a pior interpretação de todos os tempos de "Like a Virgin", com direito a uma coreografia do tipo "veja-me dançando e fure seus olhos depois". Definitivamente ele não mentia quando se autodescreveu como alguém "very entertaining and unique", embora não no sentido que ele provavelmente queria dar a essas palavras.


É bóbvio que nós, filhos da mãe que somos, não resistimos a dar uma olhada em vídeos como estes e rir desbragadamente. Afinal de contas, estas pessoas, motivadas sabe-se lá por quais ilusões de fama, deram a cara pra bater de um modo inimaginável para tímidos como eu. Por exemplo, o que pensar desta apresentação do Michael Jackson da Malásia?

O YouTube serve para provar que, nestes tempos de globalização, existem mais coisas além da Coca-Cola e das várias edições internacionais de programas como "Big Brother" e "American Idol" a unir a humanidade, independendo de credos, ideologias ou fronteiras: a desafinação e a completa falta de bom senso. Vide esta performance bizarríssima de uma candidata polonesa.

Vergonha alheia é pouco. Quando vi a apresentação do vídeo a seguir, uma desajeitada interpretação de "Eye of the Tiger", tema crássico do terceiro episódio da saga cinematográfica de Rocky Balboa, a vontade que deu foi de me esconder debaixo da cama.

Situações do tipo remetem ao maior temor de qualquer tímido que se preze. Ao invés de descrevê-lo, tomo emprestadas as palavras de Luis Fernando Veríssimo: "O tímido vive acossado pela catástrofe possível. Vai tropeçar e cair e levar junto a anfitriã. Vai ser acusado do que não fez, vai descobrir que estava com a braguilha aberta o tempo todo. (...) O tímido, em suma, é uma pessoa convencida de que é o centro do Universo, e que seu vexame ainda será lembrado quando as estrelas virarem pó".
É claro que nem todos os candidatos a ídolo possuem essa desconcertante falta de noção que faz com que alguns joguem-se de livre e espontânea vontade à arena das chacotas públicas. É o caso do gaúcho Júlio Pitthan, participante das duas primeiras edições brasileiras do programa Ídolos: este tem plena consciência de que está ali para fazer papel de palhaço, e cumpre sua função com pleno êxito.

No entanto, nada é capaz de superar este vídeo: trata-se, simplesmente, do pior show de intervalo de todos os tempos. Obra de produtores de TV sádicos, que escolheram a dedo (ou melhor, a ouvido) os oito candidatos mais desafinados que participaram da segunda temporada da versão holandesa do "American Idol", e fizeram com que eles se reunissem para cantar a mais tétrica versão já concebida de "The Best", sucesso de Tina Turner, durante o intervalo do jogo Vitesse x PSV, válido pelo campeonato holandês, em 20 de dezembro de 2003. Os incautos que estiveram no estádio nesse dia e sobreviveram ao ímpeto de furar os próprios tímpanos jamais se esquecerão desse show.

Mas o fato é que a intrépida trupe que estrelou tal performance é tão ruim que chega a ser boa. Vide o singelo rapaz de óculos fundo-de-garrafa e camisa branca, que se empolgou durante o playback: tal qual um Ed Wood da música, Herman angariou fama e fãs, seguiu carreira musical de relativo sucesso na Holanda (inclusive lançou um álbum cujo carro-chefe, "Safe Sex", é uma cover de "Go West", hit dos Pet Shop Boys) e tem até site oficial no qual divulga sua agenda de shows.
No final das contas, sou obrigado a admitir: ri como poucas vezes fiz na vida. Que Deus se apiede de minha alma e faça com que os desafinados que cometeram tais assassinatos musicais sejam felizes pelo resto de suas vidas. Afinal de contas, depois de tanta alegria proporcionada a quem ver estes vídeos, é o mínimo que merecem.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails