Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Desmitificando 10 Mitos Populares

Sabia que não é preciso esperar 30 minutos antes de entrar na piscina depois de comer? Sabia que o corpo humano não tem apenas cinco sentidos? Sabia que muito do que aprendemos no dia-a-dia está completamente errado? Confira agora essa lista de 10 mitos e descubra o que é mito e o que é realidade em algumas questões básicas! 

10. OS CINCO SENTIDOS
olho
O mito: o corpo humano tem cinco sentidos. visão, audição, tato, olfato, paladar
A verdade: estes são os cinco sentidos tradicionais, mas na realidade o corpo humano tem vários outros. Algumas pessoas dizem que eles chegam a ser 21 sentidos. Algumas adições óbvias a esta lista são o equilíbrio, a dor e a temperatura, por exemplo. Além disso, temos sentidos intencionais, como a imaginação e a memória. Se tiver interesse em se aprofundar sobre os vários sentidos do corpo humano, confira este artigo da Wikipedia (em inglês). 


9. A MENTIRA DO ARCO-ÍRIS
arco íris
O mito: o arco-íris tem sete cores
A verdade: todo mundo aprendeu na escola ou em casa que o arco-íris tem sete cores. vermelho, laanjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Esta seqüência de cores foi observada por Isaac Newton e se tornou a mais tradicional, embora ele tivesse excluído o anil e violeta da sua lista original de cores. Embora realmente pareça que o arco-íris tenha sete cores, ele tem, na realidade, um espectro contínuo de cores, e é apenas um artefato da percepção humana que faz com que ele apareça como uma série de cores separadas. Alguns arco-íris, chamados de supernumerários, têm mais de sete cores visíveis pelo corpo humano, como na foto acima, em que duas faixas, verde e lilás, podem ser observadas na parte de baixo do arco-íris.
8. CONFORTO NO FRIO
bebida
O mito: o álcool ajuda a combater o frio
A verdade: este mito é completamente errado, e ainda assim é encarado como um antídoto eficaz contra o frio. Na realidade, quando a pessoa ingere álcool, a temperatura corporal abaixa! Isso acontece porque o álcool permite que o sangue atinja a superfície do corpo, o que faz com que o corpo perca mais calor. A sensação de calor que ocorre após beber algo acontece porque este fluxo de sangue atinge a superfície da pele e os nervos sensoriais, dando uma sensação de calor. 
7. ENFRAQUECIMENTO DE TERREMOTOS
terremoto
O mito: um terremoto pequeno diminui as chances de um maior logo depois
A verdade: principalmente na Nova Zelândia, onde terremotos são muito comuns, é normal acreditar que terremotos pequenos reduzem as chances de outro terremoto maior acontecer na mesma região. Porém, isso não é verdade: sismólogos observaram que, para cada terremoto de magnitude 6, acontecem 10 de magnitude 5, 100 de magnitude 4, e mil de magnitude 3, e cada vez mais conforme eles ficam mais fracos. São vários terremotos pequenos, mas nenhum deles é suficiente para eliminar os eventos mais intensos. Seria necessária a ocorrência de 32 terremotos de magnitude 5, mil de magnitude 4 e 32 mil de magnitude 3 para somar a força de um único terremoto de intensidade 6. 
6. NÃO NADE APÓS O ALMOÇO
nadar
O mito: você tem que esperar meia hora após comer antes de entrar na água
A verdade: embora este mito seja baseado no fato que o corpo concentra a circulação de sangue para o intestino após a alimentação e que a falta de sangue nos músculos possa causar cãibras, ninguém nunca se afogou por nadar de barriga cheia. Nadar após comer uma grande refeição pode ser desconfortável, mas não vai fazer com que você se afogue. é mais fácil sair da água antes de qualquer problema maior aconteça. 
5. EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA
explosao demografica
O mito: a Terra está perigosamente super populosa ou está chegando no seu limite
A verdade: este mito já circula há muito tempo, tendo registros de um pastor anglicano do século XIV afirmando que o poder da população é maior do que o da Terra para produzir subsistência para o homem. Até hoje, ambientalistas afirmam coisas semelhantes, mas a realidade é que a Terra é um lugar bastante grande, com espaço de sobra. Afinal, quanto espaço é necessário para conter 6 bilhões de pessoas? Para que se tenha uma ideia, o pequeno Japão tem cerca de 380 mil quilômetros quadrados.
Se as pessoas ficassem alojadas em famílias de quatro pessoas em prédios simples de dois andares (com oito pessoas por prédio, portanto), cada prédio ficaria em uma área de aproximadamente 1,6 quilômetros quadrados. Assim, utilizando a média estadunidense de cerca de 2,5 quilômetros quadrados para quatro pessoas, toda a população do mundo poderia morar em uma pequena porção do continente americano, sem ocupar nem todo o Brasil. O resto do mundo ficaria disponível para produção de comida, por exemplo.
4. CELULAR + AVIÃO = ACIDENTE
aviao
O mito: falar ao celular em um avião em movimento pode causar um acidente
A verdade: a FAA, órgão de administração aérea dos Estados Unidos vem testando aparelhos eletrônicos em voos há 25 anos, com níveis de interferência até 100 vezes maiores que os dos celulares. e nada acontece. O órgão afirma que não há ligação entre utilizar celulares e problemas eletrônicos no avião. Fica a cargo das companhias aéreas decidir a política de uso de celulares durante os voos. e eles escolhem pedir que você desligue seu aparelho. Ao usar seu celular durante um voo, você corre o risco de ter interferência com a comunicação da tripulação, mas seu avião não irá cair. 
3. VELHINHOS RABUGENTOS
velho velha
O mito: quanto mais velho você fica, pior fica o seu humor
A verdade: um estudo recente descobriu que nossas personalidades não mudam muito após os 30 anos. Isso basicamente significa que, se você é alegre aos 40 anos, você terá uma personalidade bastante parecida aos 80. Algumas mudanças acontecem em pessoas mais velhas principalmente devido a doenças como a demência ou ataques cardíacos, ou até mesmo pela experiência de vida. Isso é algo a se pensar quando for casar com alguém, a pessoa provavelmente irá se comportar do mesmo modo quando vocês envelhecerem. 
2. PEIXE CRU
peixe
O mito: Sushi é peixe cru
A verdade: embora muitas pessoas acreditem que sushi é peixe cru, nem todos os sushis têm este ingrediente na composição. Na realidade, peixe cru é o sashimi, e o sushi é o rolinho de arroz com recheios variados. Ele pode ser o makisushi, quando é embrulhado em nori, uma alga japonesa, ou o uramaki, com a alga por dentro e o arroz na parte de fora. 
1. VOCÊ É POLICIAL?
policial da policia
O mito: nos Estados Unidos, um policial não pode mentir a receber esta pergunta
A verdade: nenhuma lei daquele país proíbe os policiais de negarem que exercem esta profissão. Esta lei se preocupa com impedir que as pessoas cometam crimes que elas não cometeriam em situações normais. Este mito pode ser visto em alguns filmes, que talvez ajudem as pessoas a parar de cometer crimes.

13 comentários:

  1. parei de ler no limite populacional....

    ResponderExcluir
  2. O "mito" 6, não se trata de um mito, e pelo menos em Joaçaba, Santa Catarina, como em muitos outros lugares ja noticiados e em estudos feitos, em novembro/dezembro um jovem de 18 anos morreu apos ingerir uma quantidade de comida e ir nadar em uma cachoeira nos limites da cidade, morreu afogado devido as cãibras. Ou seja, o seu mito que é um mito.

    ResponderExcluir
  3. O "mito" 6, não se trata de um mito, e pelo menos em Joaçaba, Santa Catarina, como em muitos outros lugares ja noticiados e em estudos feitos, em novembro/dezembro um jovem de 18 anos morreu apos ingerir uma quantidade de comida e ir nadar em uma cachoeira nos limites da cidade, morreu afogado devido as cãibras. Ou seja, o seu mito que é um mito.

    ResponderExcluir
  4. Nadar depois de grandes refeições é, sim, perigoso. O problema nao está na água, em si. Pode tomar banho a vontade. Mas nadar requer grande esforço físico e pode levar a uma indigestão (congestão para os leigos). Aquele sono depois do almoço voce acha que serve pra que?
    Devemos estar relaxados no momento da digestao de alimentações pesadas.

    ResponderExcluir
  5. Sim. A população mundial está chegando no seu limite.
    Por exemplo, se continuarmos com esse crescimento desordenado, como iremos suprir nossas necessidades relacionadas à água? Na Europa, já existe um racionamento enorme. Aqui estamos bem servidos, mas e o resto da população?

    Quando mais gente, mais água é necessária, e esta não é uma fonte renovável.

    Sem falarmos na poluição que cada pessoa gera. Questão de cálculo.

    ResponderExcluir
  6. interessante essa lista ae, parabens ;)

    ResponderExcluir
  7. Legal, mas tem bastante coisa que eu não concordo.

    ResponderExcluir
  8. interessante o post ;D

    ResponderExcluir
  9. eu acho que todos estão certos em parte, pois nadar após comer pode sim causar ingestão, pois, qualquer exercício feito, faz com que se despenda maior quantidade de energia, que seria necessária para a digestão, ou seja, não é a agua e sim o desgaste físico, e já aos velhos rabugentos, eles estão em uma fase de transição, menopausa, para as mulheres e andropausa para os homens, e como todos sabem essas mudanças hormônais causam diferenças no humor, fora que porra o cara é velho todos os amigos dele tão morrendo, ele tá ficando fraco o que que vcs querem que ele fique feliz?(lógico que não se aplica a todos os casos, existem muitos velhos de bem com a vida)

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto isso num outro blog...
    Novidades, por favor...

    ResponderExcluir
  11. "Nadar após comer uma grande refeição pode ser desconfortável, mas não vai fazer com que você se afogue."
    Pode não fazer com que você se afogue, mas facilita muito sim. Um senhor morreu afogado no condomínio em que eu estava, quando ele resolveu nadar na praia logo após o almoço. Teve uma congestão, começou a passar mal e foi puxado pelas ondas do mar. Morreu.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails