Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

quinta-feira, 18 de março de 2010

Obras Que Foram a Inspiração de Avatar


Depois que Avatar virou sucesso de bilheteria, pipocaram associações criativas – e até bem humoradas – com outros filmes, livros, pinturas e quadrinhos. Nessa brincadeira, James Cameron é “acusado” de plagiar Smurfs e até Coração Valente. Mas algumas fontes podem de fato ter inspirado o diretor enquanto idealizava Avatar. Confira as que selecionamos:
Fotografia: pinturas de Roger Dean
.
Quem quiser dar uma olhadinha em uma galeria de fotos do artista, famoso por ilustrar capas de álbuns de rock, não vai conseguir negar as semelhanças. As montanhas flutuantes e a vegetação retorcida e colorida são apenas alguns dos detalhes praticamente idênticos. Quando perguntado a respeito pela Entertainment Weekly, James Cameron achou graça. Disse que deve ter sido influenciado por Dean “naqueles tempos em que eu costumava fumar maconha”.
.
Personagens: os quadrinhos Timespirits
Nós também nos perguntamos se Cameron não era fã dos quadrinhos de Tom Yeates, o Timespirits (espíritos do tempo). As HQs de 1985 tinham uma heroína azul de similaridades assustadoras com Neytiri. Sem contar que o enredo também fala de maneira muito simpática dos índios americanos – de estilo de vida e aparência não muito distantes dos Navi de Cameron.
Se ele era mesmo leitor de Timespirits, não deu ainda o crédito aos quadrinhos. A explicação de Cameron para a cor azul dos personagens é muito mais “filosófica”. “Com que diferenças podemos  lidar sem que isso se torne uma barreira? A cor da pele é um bom exemplo, e também um grande tema, porque é obviamente um tópico controverso no nosso planeta. E todos os tons quentes – dos pálidos e rosados canadenses aos belos tons amarronzados – já estavam tomados. Nos restavam o azul e o verde basicamente – e o verde já havia sido apropriado por todos os filmes sobre marcianos. Então, nos decidimos por grandes mulheres azuis, no lugar dos pequenos homens verdes”.
Enredo: Pocahontas
Essa é talvez a associação mais corriqueira – e não é difícil entender o porquê. O mocinho de um lugar distante chega com intenções de se aproveitar dos nativos até que ele se apaixona pela filha do chefe da tribo, justo ela que é comprometida com um guerreiro local do qual não está lá tão afim. Por meio dela, o mocinho entra em contato com a natureza, vira mais ecológico e se vira contra os antigos amigos malvados para lutar a favor do povo. Coincidência ou Plágio? Sei lá, pessoalmente eu considero díficil comparar um desenho animado com a maior superprodução do cinema mundial.
Roteiro: o filme “Dança com Lobos”
Dessa fonte com certeza James Cameron bebeu – e admitiu. “Eu apenas recolhi todo este material e em seguida, o olhei através das lentes da ficção científica e o filme saiu muito diferente. Mas ainda é reconhecível como uma maneira universal de contar histórias”, disse.
O que os dois filmes tem em comum? Claro, o mocinho que entra pro time dos nativos e luta contra seu próprio exército. Roteiro não muito diferente de Pocahontas, clichê ? Mas tambem, todo mundo se inspira em algo para criar algo..
.

Argumento de ficção científica: o livro “Call me Joe”

.
blog IO9 é dono da engenhosa suposição. A novela de Poul Anderson, escrita em 1957, tem muito em comum com Avatar – a começar pelo protagonista, Ed Anglesey, que também é paraplégico. Aqui o planeta a ser explorado é Júpiter e, para contornar as dificuldades que o ambiente hostil a seu corpo impõe, Anglesey se conecta telepaticamente a uma criatura criada artificialmente. Assim como Jake Sully, Anglesey se liberta em seu avatar e vai se tornando cada vez mais nativo, conforme ganha intimidade com seu novo corpo. Plágio ou não, a lei de direitos autorais não foi violada neste caso, afinal, ninguém pode plagiar uma ideia – e provar que controlar corpos com a mente foi ideia sua seria um trabalho bem difícil, não?
.
Texto retirado daqui.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails