Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Os Cunhas e os Neves

O atual governador mineiro é neto de Tancredo Neves, porém, é igualmente neto de Tristão da Cunha

As atitudes do atual governador mineiro em relação à liberdade de imprensa e outras garantias do Estado democrático vêm surpreendendo aqueles que imaginavam ser o mesmo prosseguidor das ideias e práticas de seu avô Tancredo, que em discurso de posse em 15 de março de 1983 afirmou: “Mineiros: o primeiro compromisso de Minas é com a liberdade. Liberdade é o outro nome de Minas.”

O governador Aécio Neves, por parte de pai, é neto de Tristão Ferreira da Cunha, quatro vezes deputado federal e ex-secretário de Agricultura de Juscelino Kubitschek.

Ele é filho do ex-deputado Aécio Ferreira da Cunha e de Inês Maria Neves Cunha, filha do ex-governador e presidente Tancredo Neves. Sua avó era Risoleta Tolentino Neves, esposa de Tancredo Neves. O irmão de Aécio Ferreira da Cunha, pai de Aécio, era o linguista e jurista Celso Cunha (1917-1989).

A filha de Celso Cunha, a professora Cilene da Cunha Pereira, casou-se com o também professor Paulo Roberto Dias Pereira. O primo de Tristão Ferreira da Cunha era Vasco Tristão Leitão da Cunha, ex-Ministro da Justiça durante a ditadura de Getúlio Vargas (1941-1942), das Relações Exteriores de Castelo Branco (1964-1966) e ex-embaixador brasileiro em Washington sob Costa e Silva (1966-1968). Ambos os cargos exercidos no período do golpe de 1964.

Ao contrário, Tancredo Neves foi Ministro da Justiça de Getúlio Vargas no mandato obtido através do voto popular, em plena democracia.

Tancredo durante o período do golpe de 64 permaneceu no MDB e seu genro Aécio Cunha na Arena, partido de sustentação política dos militares golpistas.

Embora o governador tenha optado pela utilização do sobrenome Neves é evidente que o aconselhamento político do lado Neves desapareceu com a morte de Tancredo. O que possibilitou o crescimento da influência dos Cunhas.

O que não quer dizer que os Cunhas são piores que os Neves, apenas são diferentes. E muito diferentes.
Fonte: http://www.novojornal.com

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails