Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

EDITORIAL II: “AECINHO MALVADEZA”

Geraldo Elísio escreve no "Novojornal". Prêmio Esso Regional de jornalismo, passado e presente embasam as suas análises
Divulgação

Aecinho e ACM Neto
Por Geraldo Elísio

“É preciso que compreenda que não existe liberdade sem igualdade e que a realização da maior liberdade na mais perfeita igualdade de direito e de fato, política, econômica e social ao mesmo tempo, é a justiça.” - Mikhail Bakunin

Em primeiro lugar, o título deste editorial não é da lavra deste repórter e sim do deputado estadual do PMDB de Minas, Sávio Souza Cruz. O epíteto foi manchete principal do jornal “A Folha Regional”, de Muzambinho, edição 948 de 15 de agosto de 2009.

Sávio denunciou que o governador de Minas, “a peso de ouro, constrói na mídia uma imagem artificializada do governo” e da sua própria pessoa. Na matéria publicada pelo jornal de Muzambinho, o parlamentar denuncia que no governo anterior ao de Aécio, em 1999, foram gastos R$ 900 mil em publicidade do governo estadual de Minas.

Somente no ano passado, de acordo com Sávio, o governador Aécio Neves teria gasto R$ 420 milhões, “dinheiro que produziu uma censura mais eficaz do que os canhões da ditadura militar, pois não compra apenas o silêncio, mas a adesão a um projeto mentiroso e informações distorcidas”.

“Acabamos gestando aqui em Minas uma espécie de Aecinho Malvadeza, reproduzindo o que aconteceu na Bahia com o ACM” – ex-governador, ministro e senador Antônio Carlos Magalhães.

Como perguntar não ofende indagamos: o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e o Ministério Público de Minas Gerais o que podem fazer?

Novo candidato presidencial

Um blog está no ar e anuncia um novo candidato à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não sei se a empreitada obterá êxito, mas trata-se de um nome realmente digno, o do general Augusto Heleno, ex-comandante militar da Amazônia, brasileiro de peso que se insurgiu contra a possibilidade de internacionalização da região que foi comandada por ele, com a desculpa de proteger a Rain Forest.

Por via democrática é justo um militar disputar um pleito e buscar o poder. Os militares são brasileiros como qualquer um de nós. E já dizia o poeta Olavo Bilac: “Não cora o livro de ombrear com o sabre / e nem cora o sabre de chamá-lo irmão”. O endereço do blog é http://generalhelenopresidentedobrasil.blogspot.com/.

Não sei se é isto, mas a candidatura do general Augusto Heleno pode ser um contraponto à candidatura da ministra Marina Silva, tendo como vice o ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil. Marina, uma “papagaia de ONGs" – 100 mil delas só na Amazônia, embora, não governamentais, muitas delas financiadas com dinheiro do governo e governos estrangeiros, o que é uma contradição – está sendo vista por seus companheiros de esquerda como uma “linha auxiliar da direita”.

Marina Silva defende a Amazônia, acredito, com honestidade, porém de forma ingênua atendendo a interesses que não são os brasileiros. O general Augusto Heleno também é defensor da Amazônia, mas com um sentido nacionalista capaz de garantir a soberania nacional.

Governo Aécio vai demitir

Segundo informações do deputado estadual Adelmo Carneiro Leão, os funcionários contratados da Fundação Hospitalar de Minas Gerais – Fhemig – foram surpreendidos na última sexta feira (14) com o comunicado da direção do órgão de que eles seriam demitidos por cotas a partir deste mês até dezembro, e as vagas ocupadas por meio da MGS.

Não se ensina Padre Nosso a vigário, mas como em 2010 haverá eleições, o Tribunal Regional Eleitoral e o Ministério Público podem ficar atentos.

Este espaço é permanentemente aberto ao democrático direito de resposta a todas as pessoas e instituições aqui citadas.

gelisio@novojornal.com

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails