Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Top 5: ausências importantes das convocações para a Copa 2010


Por Fernando Vives, especial para o Yahoo! Esportes

A Copa do Mundo esquentou de vez com as convocações das listas e pré-listas de jogadores anunciadas pelos técnicos das seleções nesta semana. Nelas, jogadores veteranos que tinham apoio popular em seus países dificilmente seriam chamados, como são os casos de Ronaldinho Gaúcho, no Brasil, Francesco Totti, na Itália, e Ruud van Nistelrooy, na Holanda. Os treinadores Dunga, Marcelo Lippi e Bert van Marwijk agiram coerentemente com suas convocações recentes.
No entanto, a ausência de alguns jogadores dados como certo no Mundial da África do Sul surpreenderam. São os casos do veterano ala Javier Zanetti, na Argentina, e do jovem Karim Benzema, na França. Ambos vinham sendo convocados por Maradona e Reymond Domenech e causaram grande furor ao ficarem de fora até da pré-lista para o Mundial.
O Yahoo! Esportes explica o caso de cada uma destas cinco ausências na Copa do Mundo.
Argentina - Javier Zanetti
Aos 37 anos, o lateral-direito da Internazionale, da Itália, tem uma longa história pela seleção argentina. O problema é que esta história compreende justamente boa parte do período em que a Argentina esteve (e está) longe das principais disputa de títulos - o último relevante foi Copa América de 1993.
Foto: Getty Images
Zanetti tem duas copas no currículo. Ele era titular na Argentina que caiu nas quartas de final da Copa de 1998 contra a Holanda. Em 2002, vestia a camisa 8 do time que foi à Coreia do Sul e ao Japão na condição de favorito, mas que caiu na primeira fase. Na última Copa, Zanetti e o técnico José Pekermann tinham rusgas um com o outro e ele acabou não sendo convocado nem nas Eliminatórias.
Maradona chegou a convocar Zanetti várias vezes nos últimos tempos, mas tudo indica que a idade avançada pesou mais do que a experiência. O ala não está nem na lista dos 30 pré-convocados da seleção argentina, apesar de ser finalista da Liga dos Campeões da Europa pela Internazionale de Milão, clube que defende desde 1995.
--------------
Brasil - Ronaldinho Gaúcho
Boa parte da imprensa e da opinião pública bem que tentou pressionar, mas o técnico Dunga não se sensibilizou com os apelos e deixou Ronaldinho Gaúcho fora da lista de convocados à Copa. Se serve de consolo, ele está entre os suplentes, que podem ser convocados caso alguém da lista seja cortado por contusão.
Foto: Getty Images
O camisa 80 do Milan está longe de viver o esplendor com o qual chegou à Copa do Mundo de 2006, quando era campeão da Europa com o Barcelona e eleito duas vezes o melhor jogador do planeta. A montanha de expectativas sobre ele pariu um rato na ocasião: Ronaldinho não fez nenhuma boa partida naquele mundial e foi um dos símbolos do time brasileiro que sorria demais e jogava de menos.
Dunga até que insistiu no jogador nestes últimos quatro anos. Ronaldinho foi o único veterano do time do Brasil que disputou a Olimpíada de 2008 - o time perdeu na semifinal para a Argentina. O técnico, que exige comprometimento total dos jogadores, não sentiu firmeza no jogador do Milan.
---------
França - Karim Benzema
O técnico Reymond Domenech é conhecido por seu lado místico. Entre outras coisas, já deixou de convocar dois jogadores do signo de escorpião porque, segundo ele, um atacaria o outro, o que seria prejudicial ao time.
Apesar das surpresas sempre possíveis com Domenech, quase todo mundo ficou boquiaberto com sua lista de convocados ao Mundial. Nela não constam os nomes de Patrick Viera, Samir Nasri e Karim Benzema.
Foto: Getty Images
Viera, quase com 34 anos, esteve nas últimas convocações, apesar da má forma física que vive atualmente. E justamente por conta disso, foi cortado.
O atacante Nasri é considerado uma das grandes promessas do Arsenal. Mas a decepcão maior ficou pela não convocação de Benzema. Contratado a peso de ouro pelo Real Madrid na última temporada, não vem jogando bem e se tornou reserva no clube espanhol, embora continuasse a ser considerado o principal jogador francês ao lado do veterano Thierry Henry.
Domenech não explicou se as razões da não convocação de Nasri e Benzema tiveram cunho exotérico. No entanto, um fato nada de outro mundo sugere a atitude do técnico: durante a Euro-2008, Benzema e Henry brigaram feio dentro de um ônibus da delegação. Desde então o jovem atacante não é muito querido pelos outros jogadores da França. Para o lugar de Benzema foram chamados André-Pierre Gignac (Toulouse), Mathieu Valbuena (Olympique de Marselha), Hatem Ben Arfa (Olympique de Marselha) e Jimmy Briand (Rennes).
---------

Itália - Francesco Totti
O meia que é o maior ídolo da história da Roma - começou no clube em 1992 e nunca vestiu outra camisa - havia deixado a seleção italiana após o título da Copa 2006. Ensaiou voltar quando o técnico Roberto Donadoni assumiu a Azzurra, mas fez algumas exigências táticas para tal que dificultaram as coisas.
Foto: Getty Images
Lippi voltou ao comando da Itália em 2008 e desde então Totti, com a ajuda de parte da imprensa italiana, vem ensaiando voltar ao time. Mas o técnico acabou com a dúvida ao divulgar a lista nesta terça-feira. Totti não está nem na pré-lista.
---------
Holanda - Ruud van Nistelrooy
Os holandeses voltaram a surpreender o mundo do futebol na Eurocopa de 2008, mesmo ficando longe do título da competição. Golearam na primeira fase as favoritas Itália e França. Um dos destaques do time foi o atacante Nistelrooy, que fez dois gols e jogou bem a maioria das partidas.
Nistelrooy surgiu no futebol holandês como o novo Van Basten, mas nunca chegou perto de jogar como o excelente atacante holandês dos anos 90 e 90. Teve algum destaque no Manchester United, depois se transferindo ao Real Madrid, onde sofreu com contusões e não caiu na graça da exigente torcida merengue.
Foto: Getty Images
Depois da Euro 2008, Nistelrooy teve uma contusão no joelho e pouco jogou desde então. Atualmente defende o Hamburgo, da Alemanha. Segundo o técnico da Holanda Bert van Marwijk, a ausência do atacante até na pré-lista para o Mundial ocorreu justamente por conta do longo período longe da seleção, ocasionado pelo problema. "É tarde demais para Nistelrooy voltar a jogar em bom nível depois da lesão", disse o técnico.
Para o ataque, na pré-lista da Holanda constam os nomes de Arjen Robben (Bayern de Munique), Ryan Babel (Liverpool), Eljero Elia (Hamburg), Dirk Kuyt (Liverpool), Jeremain Lens (AZ Alkmaar), Robin van Persie (Arsenal) e Klaas Huntelaar (Milan).

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails