Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

sábado, 8 de maio de 2010

Os 10 jogos mais marcantes e influentes da história

10. Grand Theft Auto III


GTA 3

Tão controverso quanto sua produtora, a Rockstar, o game provou que nem sempre a fórmula politicamente correta funciona quando o objetivo é conquistar o público. Lançado em 2001 para PlayStation 2, o jogo causou polêmica por “incentivar” a violência e trazer à tona assuntos adultos em um universo até então predominantemente infantil. Ao contrário do que acontecia na maioria dos jogos daquele tempo, o protagonista não é o personagem do bem, mas sim um anti-herói que pode – e deve – agir de acordo com o que propõe o mundo da marginalidade.




9. The Sims


The Sims

Cria do designer Will Wright, The Sims quebrou todos os paradigmas ao levar para o mundo virtual a simulação da vida real. Em sua terceira edição, a franquia, considerada o case de maior sucesso da Electronic Arts, já vendeu mais de 100 milhões de unidades desde seu lançamento, em 2000. Eleito por público e crítica como um dos mais significativos produtos audiovisuais já desenvolvidos na história, a série já desembarcou em mais de 60 países e foi traduzida para 22 idiomas.



8. Street Fighter IV


Street Fighter 4

O recente jogo da Capcom, lançado em 2008, conseguiu fazer o que poucos games atuais têm feito: entrar para a história. Com a volta de personagens clássicos (Ryu, Ken, Chun-Li, Honda etc), o título rendeu à produtora lugar de destaque na lista de games mais inovadores de todos os tempos. O jogo traz lutadores e cenários tridimensionais, mas a sua jogabilidade, como em seus antecessores, é 2D.


7. Tetris


Tetris

Desenvolvido pelo russo Alexei Pajitnov, em 1985, enquanto fazia parte da Academia de Ciência de Moscou, o Tetris foi adaptado para mais de 60 plataformas ao longo de sua história, tornando-se um dos mais populares quebra-cabeças de todos os tempos. A programação do game foi inspirada em um jogo de tabuleiro grego chamado “pentomino” e, embora tenha alcançado lugar de destaque na indústria, durante anos Pajitnov não recebeu os royalties pela sua invenção por conta do sistema soviético, controlador de todos os órgãos científicos na época.


6. World of Warcraft


World of Warcraft

O game on-line de interação para uma multidão de jogadores simultâneos firmou-se como um verdadeiro fenômeno cultural ao atingir uma base de 12 milhões de assinantes, que pagam mensalmente 15 dólares para ter acesso aos seus servidores. O título, sempre envolvido em polêmicas acerca de vício em games e foco de uma série de estudos, é atualmente o melhor exemplo de jogo social, utilizado também como ferramenta de aproximação de pessoas no mundo inteiro.


5. Final Fantasy VII


final-fantasy

Uma das franquias mais relevantes da história dos games. O jogo de interpretação de personagens (RPG) é parte importante da cultura japonesa contemporânea e sua sétima edição foi lançada pela Squaresoft, em 1997, para o console PlayStation. Em Final Fantasy VII, o jogador assume o papel do protagonista Cloud Strife, um jovem que, entre uma luta e outra, se envolve com duas garota misteriosas: Tifa e Aeris. Uma das características que mais chama a atenção da série, e em especial dessa sétima edição, é o forte envolvimento emocional entre os personagens e a trama.


4. The Legend of Zelda: A Link to the Past


Zelda

Reverenciado em todo mundo, o jogo lançado pela Nintendo no começo da década de 90 é um ícone da franquia e traz gráficos detalhados, uma ótima trilha sonora e jogabilidade funcional, muito além das expectativas para a época. A história do game de ação e aventura acontece antes dos eventos dos demais jogos lançados até 1992, em dois mundos distintos. O principal objetivo, como adianta o próprio nome do jogo, é salvar a princesa Zelda, que foi sequestrada por um bruxo diabólico e permanece presa na masmorra de um castelo.


3. Half-Life


Half Life

O shooter (jogo de tiro em primeira pessoa), lançado em 1998 para PC pela Valve, teve uma ampla campanha de marketing e marcou a história pela profundidade de seu enredo. A trama gira em torno do protagonista Gordon Freeman, um PhD que se envolve em uma batalha pela sobrevivência contra forças extraterrestres em uma base de pesquisa no estado do Novo México, nos Estados Unidos. O game também foi responsável pelo enorme sucesso de Counter-Strike, a mais popular modificação de Half-Life, lançada em 2000.


2. Pac-Man


Pac-Man

O jogo de fliperama Pac-Man foi lançado em 1981 pela Namco e, até hoje, ocupa lugar de destaque no mercado de games. Desenvolvido por Toru Iwatani, que se inspirou em uma pizza para inventar a criatura que mais tarde se transformaria no grande ícone visual de todos os jogos eletrônicos, a obra já foi tema de livros, estudos e até teses filosóficas que associaram o sucesso do jogo à “representação camuflada da superficialidade e materialismo da sociedade americana”.


1. Super Mario Bros.


Super Mario Bros

Desenvolvido em 1985 pela Nintendo para o videogame NES (Famicom no Japão), o jogo de Shigeru Miyamoto entrou para história e aparece como detentor inconteste dda posição de game mais importante de todos os tempos. Um dos primeiros jogos de plataforma a utilizar o recurso side-scrolling (rolagem lateral), Super Mario Bros. vendeu mais de 40 milhões de cópias no mundo inteiro e transformou o jovem designer Miyamoto na mais relevante personalidade da indústria dos jogos eletrônicos da atualidade.


Fonte: Veja

Mande o post para algum amigo: Os 10 jogos mais marcantes e influentes da história http://bit.ly/9muK2D

Veja também:
Muito Mais Sobre Jogos
As 10 mulheres mais cruéis do mundo
E se as Celebridades Fossem Gordas
Apresentadores Famosos em Decadência na TV
Aumente o número de seguidores no twitter
10 presentes estranhos e divertidos para o dia das mães
20 Tipos de Estudantes

9 comentários:

  1. o the sims 2 pareceu bem difeente! tem alguma versão que eu precise pra ter aquelas funções no meu jogo além da original?

    ResponderExcluir
  2. Faltou um counter ae e winning eleven 4

    ResponderExcluir
  3. O amigão kd Sonic???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    lista mto boa mas... perdeu a credibilidade sem sonic...

    ResponderExcluir
  4. axo qe o The sims 2 na vdd é o 3 (:

    ResponderExcluir
  5. Mortal Kombat...Forever

    ResponderExcluir
  6. porra, faltou doom, everquest e neverwinter nights

    ResponderExcluir
  7. Que isso! Ta faltando um monte de coisa...cade o SONIC???

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails