As franquias altamente aclamadas e massivamente populares são a pedra fundamental da indústria dos games. A cada ano as seqüencias, preqüências e até os spin-offs tomam o mercado como um furacão – uma quantidade infindável de continuações são lançadas em diferentes tamanhos e formatos à cada ano. São nestes jogos que nós somos preenchidos com algo novo e familiar ao mesmo tempo, o que nos leva a algumas das mais comoventes e envolventes experiências que os jogos podem nos reservar.
Bem, assim sendo o Joystick Brasil lista as 10 maiores franquias da indústria. Espero que gostem.
10. Metal Gear Solid
Quando a Konami lançou Metal Gear para o Nes em 1988, ela criou um novo gênero – jogos de espionagem (stealth). Você assume a pele de Solid Snake, um agente especial altamente foda que tem como missão detonar uma máquina gigante chamada Metal Gear. Ela pode simplesmente lançar bombas nucleares de qualquer lugar do mundo, o que por si só já faz dele um robô mal e que deve ser detonado.
O jogo trás diversas inovações na jogabilidade, grande produção, e uma estória envolvente. Hoje, duas décadas e meia dúzia de jogos depois, Metal Gear continua sendo uma das séries mais elogiadas de todos os tempos. Conhecido por seus enredos marcantes, e personagens memoráveis, o impacto da série na indústria é inegável. Espero que a série continue trilhando o caminho do sucesso por muitos anos ainda.
Além do Game: Oito jogos incluindo Metal Gear 2: Solid Snake, The Twin Snakes, e Metal Gear Solid 4: Sons of the Patriots, revistas em quadrinhos, documentários, brinquedos, e até um filme (ainda um rumor).
Jogos Vendidos: 26.500.000,00
9. Pokémon (1996)
Com Pokémon, a Nintendo colocou um RPG de alta qualidade nas mãos milhões de crianças literalmente. Era um conceito bastante simples – capturar e treinas estes pequenos animais para lutar contra outros até você se tornar o melhor treinador de todos. Então, depois de conquistar crianças (e adultos), gente de todas as tribo, começaram a surgir outras formas de se ganhar dinheiro com a franquia: desenho animado muito popular, alguns filmes da animação e claro, muitos jogos de carta com os bichinhos, só para citar alguns. Sem falar na montanha de jogos que sai a cada ano.
Pokémon em pouco tempo se tornou uma verdadeira febre. A indústria nunca viu outro fenômeno como Pokémon, e por enquanto vai continuar desempenhando um papel importante, não só no meio dos games como em outros também.
Além do Game: Tudo que você imagina. Jogos de carta, inúmeros jogos, revistas em quadrinhos, fantasias, desenho animado, o que você quiser com a marca Pokémon você encontra.
Jogos Vendidos: 193.000.000,00
8. Halo (2001)
Amando-o ou odiando-o, você tem que admitir que Halo foi o divisor de águas para o gênero de tiro em primeira pessoa (FPS) nos consoles. Com uma jogabilidade incrível, gráficos fantásticos e claro o Master Chief, a Bungie conseguiu criar uma série que tinha solidificado seu nome ao lado dos maiores da indústria. E o fez em um tempo relativamente curto. Além disso, o multiplayer online de Halo marcou pelo pioneirismo, tanto competitivamente como cooperativamente.
Imaginem o que seria da Xbox Live hoje se não existisse a série Halo. Com certeza seria bem diferente. Independente das controvérsias a franquia é um grande marco na indústria dos games. Ainda teve a grande sacada da campanha de marketing viral, quem quiser saber um pouco mais sobre Halo, desde o primeiro, até as campanhas nada convencionais visite este site.
Além do Game: Inúmeros livros, cinco jogos (logo logo serão seis), um filme(rumor), algumas estátuas gigantes.
Jogos Vendidos: 30.000.000,00
7. Resident Evil (1996)
Seria injusto dizer que Resident Evil criou um nove gênero quando ele apareceu pela primeira vez em 1996. Estaríamos tomando o crédito de jogos que vieram antes e já tinham como objetivo assustar o jogador enquanto o mesmo tenta sobreviver a qualquer custo. O que ele fez, foi criar um jogo muito interessante e que passava a sensação de horror de certa forma, executou tal tarefa com tamanha maestria que já no seu lançamento ficou claro que o game se tornaria uma franquia de sucesso. Anote a receita: uma corporação do mal, uma história contada em flash backs, zumbis e pessoas bonitas com armas. Adicione uma grande produção na mistura e está feito.
Mesmo com todo o sucesso da série, os produtores resolveram inovar na jogabilidade nos últimos 2 jogos da franquia, alguns adoraram o novo estilo e outros claro, ficaram cheios de mimimi. O que importa que a franquia ainda é das mais importantes do mercado e nos trás diversão, pavor e games de alta qualidade que cativa milhões de pessoas pelo mundo.
Além do Game: Muitos jogos da série principal, spin-offs, uma série de filmes, e outros itens.
Jogos Vendidos: 40.000.000,00
6. Sonic the Hedgehog (1991)
Durante a guerra dos 16-bits entre o Mega Drive e o Super Nintendo, a Sega percebeu que uma das grandes vantagens da Nintendo sobre a sua plataforma era que a concorrente tinha uma mascote muito famoso (sabe o Mario ?), e decidiram que precisariam de um mascote tão bom quanto, pois o seu atual Alex Kid, não conseguia fazer frente ao encanador bigodudo.
Sonic the Hedgehog então foi lançado pela Sega se tornando o seu novo mascote. A série começou em 1991 com o lançamento de Sonic the Hedgehog sobre a plataforma Sega Mega Drive / Genesis, além de uma versão de 8-bits para o Master System e Game Gear. Sonic foi o responsável por transformar a Sega na empresa líder do ramo na época de seu lançamento na era dos 16-bits, e seu primeiro jogo logo substituído Altered Beast como o game padrão na caixa do Mega Drive / Genesis na América do Norte e Europa.
A série já vendeu mais de 70 milhões de jogo em todo o mundo até 2010. Apesar de seu imenso e inegável sucesso nos consoles de 16 bits, com a migração para o 3D a série meio que se perdeu, e tem ficado para trás se compararmos os seus jogos com os do Mario. Torcemos que a série volte aos eixos do sucesso com o mais novo lançamento previsto para este ano, Sonic 4 que promete uma volta triunfante às origens. Fica aí a torcida.
Além do Game: Mais de 30 jogos da franquia, incluindo desde jogos plataforma, como RPG e de Sports, revistas em quadrinhos, desenho animado, brinquedos, e até uma participação de Michael Jackson na trilha de Sonic 3 ( rumor ).
Jogos Vendidos: 70.000.000,00
5. Final Fantasy (1987)
Não se pode falar sobre franquias de vídeo-games sem citar Final Fantasy. Quando o primeiro título chegou às lojas em 1987, ele teve apenas boas vendas, mas foi acumulando uma enorme quantidade de fãs com uma sucessão de jogos de qualidade que tornou a série o sucesso que é hoje. Sempre pioneira em gráficos e possuindo ótimas trilhas sonoras, esta franquia leva a sua produção ao limite desde a sua concepção. Além disso criou uma cultura em torno das suas estórias e personagens. Tente ir à uma convenção de animé sem esbarrar em algum cosplay de algum de seus personagens famosos. Você com certeza precisa dar uma chance. O jogo mais aclamado da série é Final Fantasy VII, os fãs esperam ansiosos um remake deste game, porém parece que ainda não vai ser agora.
Além do Game: Muitos jogos, filmes, animé, fantasias, já vi até algumas das poções do jogo sendo postas à venda.
Jogos Vendidos: 92.000.000,00
4. The Legend of Zelda (1986)
Todas as cópias da versão original vendidas, garotos brincando na sua rua vestidos como Link o herói da série, daí você tira o impacto que o jogo causou quando do seu lançamento. Esta série é considerada por muitos uma das mais divertidas, excitantes e desafiadoras do mundo dos games.
The Legend of Zelda produziu o que é considerado pela indústria o melhor game da história, Ocarina of Time do Nintendo 64, o que automaticamente faz com que ela esteja perto do topo da lista. Em nenhuma outra série você encontra estórias simples porém capazes de transmitir muita emoção como o é o caso de Zelda. Como jogos da série continuam sendo lançados com muita qualidade, você pode esperar que ainda jogará grandes games como tem feito há 25 anos.
Além do Game: Dezenas e dezenas de seqüencias, spin-offs, e remakes. A trilha sonora continua sendo das favoritas do game.
Jogos Vendidos: 59.000.000,00
Street Fighter deu as caras no ano de 1987. Nele o jogador tinha o controle do lutador Ryu, que disputava um campeonato mundial de artes marciais, distribuído em 5 países e 10 oponentes. Um segundo jogador podia se juntar à jogatina à qualquer momento e assumia o controle do rival de Ryu, Ken Masters.
Mas de verdade de verdade mesmo, Street Fighter só passou a ser o todo poderoso no ano de 1991 com o lançamento de Street Fighter II. Este sim foi o primeiro jogo de luta um-contra-um que deu a possibilidade de se escolher entre uma variedade enorme de lutadores ( Ryu, Ken, E. Honda, Blanka, Dhalsim, Chun-li, Guile e Zangief ), e mais quatro chefões que não eram selecionáveis Balrog, Vega, Sagat e M. Bison. Depois com o lançamento de Super Street Fighter 2 estes passaram a também ser controláveis e adicionaram ainda outros 4 personagens (Cammy, T. Hawk, Dee Jay e Fei Long).
Bem, só quem viveu a época que sabe o que foi Street Fighter II ao seu lançamento, e depois dele os jogos de luta nunca mais foram os mesmo. A série agora meio que voltou às origens com Street Fighter IV trazendo alguns lutadores e cenários do clássico Street Fighter II. Estou na expectativa pelo prometido Super Street Fighter IV, que trará novos lutadores assim como mais equilíbrio entre os lutadores.
Além do Game: Muitos jogos, filmes (qualidade duvidosa), animé, fantasias, bonecos.
Jogos Vendidos: 70.000.000,00
A controvérsia foi a grande responsável pela popularidade deste game. Certamente Grand Theft Auto soube usar muito bem esta arma. O jogo sempre nos coloca na pele de um fora da lei, em que temos que completar missões não muito valorosas para um homem de bem. Mas se levarmos o jogo um pouco mais à sério podemos perceber que ele está sempre testando a nossa moralidade e a natureza do ser humano. Mas não vamos levar ele tão à serio né ?
Geralmente jogo só para dar umas voltas pela cidade, atropelar uns pedestres (não faça isso em casa), coisa boba… heheheheh. Com controvérsia ou não temos que agradecer à Rockstar do fundo de nossos corações bandido por sempre nos trazer jogos inovadores e de qualidade indiscutível.
Além do Game: Acredite, estão querendo fazer um filme de Grand Theft Auto, sem falar em outros jogos que passaram a copiar o estilo, mas nunca com o mesmo brilho.
Jogos Vendidos: 70.000.000,00
Essa posição acho que não tem nem o que discutir, qualquer outro jogo em primeiro seria insanidade. Desde que Mário estreou no jogo de Donkey Kong, a série inundou o mercado com jogos bastantes divertidos, com estilos diferentes e sempre inovadores. E agora o nosso herói não apenas salva a princesa. Quer jogar golfe ? Mario Golf. A fim de uma corrida ? Mario Kart. Dar uma merecida surra em seus amigos ? Super Smash Bros é o jogo. Mário tem excelentes representantes até em RPGs. Se para você ainda não foi o suficiente não se preocupe, logo em breve mais e mais jogos surgirão para você salvar a princesa de forma única e diferente (ui). Bem diante de tantos fatos, acho que não há muito mais o que falar.
Além do Game: Mario apareceu literalmente em centenas de jogos. Tem um filme terrível também. Cada console da Nintendo é agraciado com ao menos um excelente jogo da série.
Jogos Vendidos: 222.000.000,00 ( Pokémon + Halo )
Bem, esta foi minha lista das melhores franquias dos games. E você, concorda, discorda ? Deixe seu comentário.
Mto boa a lista, mas senti falta de um bom "Beat'em up" como Final Fight que por mais que tenha escorregado ao longo das versões a primeira é um super clássico.
ResponderExcluirAcho que ficou faltando Silent Hill. De resto, muito boa a lsita.
ResponderExcluir