Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Conheça Huanglong

Huanglong (o dragão amarelo) está situado na região noroeste da província de Sichuan, na China. Nesta formosa área há montanhas cobertas por neve, florestas primitivas, vales, lagoas e piscinas naturais espetaculares, formadas por um material chamado travertino (rocha calcária composta por outras substâncias). Para se chegar lá é preciso fazer uma volta de 100 quilômetros por uma montanha que separa Huanglong das regiões vizinhas.

Huanglong possui uma área com cerca de 700 quilômetros quadrados, entre 1.700 metros e 5 mil metros de altura. Há milhares de anos, as águas da neve derretida, juntamente as águas superficiais formaram uma espécie de corrente por debaixo das rochas calcárias porosas, dissolvendo as substancias destas rochas e carregando-as pelas águas. Ocorreu então um longo processo de cristalização, que resultou no travertino, estando ele em toda parte, como: lagoas de travertino, praias, cataratas, cavernas. Todas possuem este composto.
No geral, há mais de 3.400 lagoas em diferentes altitudes e proporções. Algumas possuem centenas de metros quadrados. Já outras são pequenas como bacias. Seus formatos são diferenciados, parecendo umas como a lua crescente, ou, flor de lótus, folhas de salgueiro. As paredes e o leito das lagoas são de cor branca ou amarela, e as águas coloridas. Isso se deve ao fato do reflexo das montanhas, arvores, somadas as substancias concentradas no leito. No entanto, tocando nas águas percebe-se sua transparência e pureza.
A lagoa de Cinco Cores é o maior grupo de lagoas coloridas. Situa-se a 3.500 metros acima do nível do mar. Nela há 683 pequenos lagos de pouca profundidade. Muitas são ligadas entre si, escoando suas águas de um lado para o outro.
No meio do barranco Huanglong tem uma praia com aproximadamente 1.300 metros de extensão. Nela a cor dourada domina o cenário, alternando-se com o branco, cinza e verde escuro. Do alto pode se ver toda a praia e o composto travertino que se espalhou pela sua encosta, cobrindo o local, parecendo escamas de peixe a flutuarem nas águas. E isso mais sua coloração dourada contribui para que visualmente se observe a figura de um dragão amarelo, como se estivesse nadando por suas ondas.
Para os turistas permite-se caminhar por uma trilha, construída por madeiras, pedras. Uma floresta carregada de boas energias. Nestas regiões, é possível presenciar a sua fauna, como por exemplo pandas gigantes e macacos de coloração dourada. As paisagens são extremamente raras, jamais vistas em qualquer canto no mundo. No entanto, são frágeis também, pois esta substancia que se formara levou milênios para ser construída. Deve-se tomar muita cautela nas pisadas, e nada de banhos na praia. Apenas permite-se assistir sua beleza, pois o movimento humano por tais formações de travertino destruiria facilmente o que a natureza criou.
Huanglong tornou-se Patrimônio mundial da Unesco em 1992.


Fonte: Arcanjo

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails