Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dez gols de mão que marcaram o futebol

Thierry Henry ajudou a França a se classificar para a Copa de 2010 usando a mão para ajeitar a bola. Confira este e outros nove gols de mão que entraram para a história do futebol


Há quase quatro anos, o Brasil foi eliminado nas quartas de final da Copa do Mundo da Alemanha com um gol do francês Thierry Henry. Em 1º de julho de 2006, só os brasileiros ficaram irritados com o atacante, mas nesta quinta-feira (19) todo o mundo do futebol está indignado com a França e com Henry. Tudo porque os Bleus se classificaram para a Copa do Mundo de 2010 com um gol totalmente irregular, cujo protagonista foi o próprio Henry.



Depois de vencer a Irlanda por 1 a 0, em Dublin, no domingo passado, a França podia empatar em Saint-Denis (palco da final da Copa de 1998, quando venceram o Brasil por 3 a 0) que ficaria com a vaga. Com um gol de Robbie Keane, a Irlanda fez 1 a 0 e levou o jogo para a prorrogação.

No primeiro tempo da prorrogação, Henry tentou dominar um lançamento do meio-campo, não conseguiu e usou a mão para impedir a saída da bola. Em seguida, cruzou para o zagueiro William Gallas marcar de cabeça o gol que deu a classificação à França.

Henry admitiu a irregularidade e a Federação Internacional de Futebol (Fifa) está sendo pressionada a punir a falta de espírito esportivo do atacante francês. O gol de mão não é novidade no futebol, mas sim uma prática comum, e um dia, a “mão de Deus” de Diego Maradona, ajudou a decidir uma importante partida da Copa do Mundo de 1986.

Confira aqui uma lista de dez gols de mão que entraram para a história, pela importância ou pela flagrante cara de pau de seus autores.


 10 gols de mão

Diego Maradona (Argentina)
Nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986, a Argentina enfrentava a Inglaterra na Cidade do México. Com o jogo empatado, Diego Maradona fez 1 a 0 graças ao que ficou conhecido como "La mano de Diós". A Argentina seria campeã daquela Copa.

Thierry Henry (França)
Repescagem da Copa do Mundo de 2010. A França perde em casa para a Irlanda por 1 a 0 e a partida vai para a prorrogação. No primeiro tempo, Henry domina um lançamento com a mão e cruza para Gallas fazer o gol que classifica a França para a Copa do Mundo.

Túlio (Brasil)
Na semifinal da Copa América de 1995, o Brasil perdia por 2 a 1 para a Argentina. Após cruzamento da direita, o atacante Túlio domina com o braço, o juiz nada marca, e ele chuta de perna esquerda para empatar o jogo. Nos pênaltis, o Brasil venceu e foi para a final.

Andrés Scotti (Argentinos Juniors)
Em 17 de outubro de 2009, o Argentinos Juniors, time em que Maradona começou sua carreira, venceu o Racing por 2 a 0. O zagueiro uruguaio Scotti abriu o placar com um gol de mão e o juiz não viu. O nome do estádio é Diego Armando Maradona. E o eterno camisa 10 da Argentina estava nas arquibancadas.

Wellington Silva (Paraná)
Em 19 de setembro, Wellington Silva, atacante do Paraná Clube, exagerou ao fazer um gol de mão. Deu um tapa na bola, que estava muito longe de sua cabeça. Após a bola entrar, Wellington ficou até constrangido, mas saiu para comemorar quando o juiz validou o gol.

Adriano (Internazionale)
Artilheiro do Campeonato Brasileiro pelo Flamengo, o atacante Adriano começou o ano jogando pela Internazionale. E no clássico contra o Milan ajudou o time a vencer por 2 a 1 com um gol de mão. Ele pelo menos cabeceou a bola, que acabou escorregando em seu braço (e mudando de direção) antes de entrar.

Adriano (São Paulo)
Adriano aperfeiçoou a técnica de marcar gols com a mão aparentemente sem intenção no São Paulo. Em 2008, em um clássico diante do Palmeiras, ele tentou cabecear e a bola bateu em sua mão, entrando direto no  gol. O juiz, Paulo César Oliveira, disse que viu a bola na mão, e alegou que o atacante não teve intenção de infringir a regra. Novamente, o gol deu a vitória ao time de Adriano. São Paulo 2 x 1 Palmeiras.
Reprodução
André Lima (Botafogo)
O atacante André Lima, do Botafogo, compete com Wellington Silva (ver acima) como dono do gol mais absurdo de mão. Sem nem disfarçar como Maradona, ele deu um soco na bola no empate por 3 a 3 com o Corinthians, em 23 de agosto deste ano. O jogador saiu meio desconfiado, olhando para o juiz, mas o gol valeu.

Leo Messi (Barcelona)
Para muitos argentinos, Leo Messi, do Barcelona, seria o substituto de Maradona. Habilidoso, canhoto e com estatura baixa, ele poderia a Argentina retomar os tempos de glória. A torcida do Espanyol experimentou de modo amargo a semelhança de Messi com Maradona. Em 2007, em um confronto entre os dois times, Messi fez um gol de mão, muito parecido com o de Maradona na Copa de 1986.

Leivinha (Palmeiras)
Para terminar a lista, um gol que claramente não foi feito com a mão - e sim com a cabeça - mas que entrou para a história por ter sido anulado. Na final do Campeonato Paulista de 1971, Palmeiras e São Paulo decidiam o título quando Leivinha, do Palmeiras, marcou de cabeça. O árbitro, Armando Marques, anulou o gol, alegando que o palmeirense havia usado a mão. O São Paulo acabou campeão paulista.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails