Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

terça-feira, 2 de março de 2010

10 Assustadores Distúrbios do Sono


Quando dormimos deveríamos relaxar e descansar, certo? Mas esse sistema não funciona para todas as pessoas. Há casos em que dormir acaba sendo uma experiência aterrorizante. Confira essa lista de 10 distúrbios do sono que são verdadeiramente assustadores.
10. PESADELOS
disturbio sono

Você já sonhou que estava pelado na escola ou na igreja? Ou então já sonhou que estava sendo perseguido por um grandalhão que segurava um machado e não conseguia sequer gritar por ajuda? A maioria de nós já teve pesadelos em algum ponto de nossas vidas. Mas quando você não fica mais levemente assustado com o pesadelo e sim completamente apavorado você pode estar tendo o distúrbio do pesadelo. Pessoas que acabam sofrendo muitos pesadelos ficam com medo de dormir. As causas desses sonhos ruins são o stress e a própria falta de sono, então os pesadelos e o medo de dormir juntamente com o stress acabam formando um ciclo vicioso. 
9. SONAMBULISMO
disturbio sono
Um dos distúrbios mais famosos. Ele é mais comum em crianças, mas cerca de 15% dos adultos têm o “costume” de sair andando por aí enquanto ainda estão dormindo. Ninguém sabe ao certo as causas do sonambulismo, mas o stress e a própria genética (pessoas com sonâmbulos na família tem 10 vezes mais chances de desenvolverem o distúrbio do que pessoas sem parentes sonâmbulos) são hipóteses. Mas é difícil que você veja sonâmbulos andando por aí com seus braços esticados. Normalmente eles caminham pelo próprio quarto e, mesmo dormindo, têm facilidade de abrir portas e janelas (e é aí que entra o perigo). Aliás: acordar um sonâmbulo não faz mal, isso é um mito. Deixá-lo dormindo e andando é que pode ser prejudicial. 
8. TERROR NOTURNO
disturbio sono
Gritos e destruição. Esses terrores noturnos podem ser assustadores para quem sofre com eles e para as pessoas ao seu redor. São mais comuns em crianças e são uma mistura de pesadelos com sonambulismo. A pessoa abre os olhos, apesar de não estar acordada, começa a gritar e, muitas vezes, pode até destruir objetos. Ela fica nesse estado alucinado por uns dez ou quinze minutos e depois volta a dormir como se nada tivesse acontecido. Normalmente, esse distúrbio some com a idade. 
7. ALUCINAÇÕES
disturbio sono
Coisas estranhas como elefantes voadores são comuns em nossos sonhos, mas e quando não estamos dormindo? As alucinações hipnogógicas ocorrem na transição entre a consciência plena e o sonho e as alucinações hipnopopônicas acontecem quando estamos acordando. Pessoas que sofrem desse mal dizem ouvirem vozes, pensar que há fantasmas na casa, verem vultos, pessoas e até objetos estranhos em seus quartos. Essas alucinações geralmente vêm acompanhadas de narcolepsia (distúrbio que dá muito sono e cansaço muscular e faz com que as pessoas adormeçam, mesmo tentando ficar acordadas e já tendo dormido o suficiente). 
6. SÍNDROME DA CABEÇA EXPLOSIVA
disturbio sono
Não imagine pedaços de cérebro grudados na parede de seu quarto. A pessoa simplesmente acorda pensando ter ouvido um som alto, como uma explosão ou o badalar de um sino. Para a pessoa que “escuta” o barulho, a explosão parece vir de dentro da própria cabeça dela. Não há dor e nenhum perigo, mas ainda não se sabe a causa dessa síndrome.
5. PARALISIA
disturbio sono
Quando estamos sonhando nosso corpo fica paralisado, para que não “atuemos” de acordo com o que vivemos no sonho, evitando ferimentos sérios. Mas, para algumas pessoas, essa paralisia persiste mesmo depois que elas estão acordadas, por um curto tempo. Basicamente você sabe que está acordado e quer se mexer: mas não pode. Pior ainda, a paralisia normalmente acontece junto com as alucinações em um estado de entre-sonho, citadas anteriormente na lista. Esse distúrbio já gerou várias lendas ao redor do mundo. Na China significa que um fantasma está tentando te mandar um sinal. No México significa que há um morto sentado em cima de você, por isso você não pode se mexer. E, na Nova Zelândia, acredita-se que você está possuído por uma bruxa. A versão recente mais comum leva as pessoas a pensar que foram abduzidas e examinadas por alienígenas.
4. DISTÚRBIO DO COMPORTAMENTO REM
Ele é o contrário da Paralisia. Quando estão em sono REM os corpos de pessoas que sofrem desse distúrbio acabam não ficando paralisados e a pessoa acaba agindo “fora” de seu sonho, se movendo demais e podendo se machucar. Esse problema aparece em pessoas mais velhas e pode ser um sintoma da doença de Parkinson. Médicos tratam esse distúrbio com remédios relaxantes musculares.
Pessoas com este distúrbio podem tornar-se violentas e até matar suas esposas, em casos extremos.
3. DISTÚRBIO DA ALIMENTAÇÃO
disturbio sono
Se você está em uma dieta pode até ignorar aquele chocolate que seu irmãozinho deixou na cozinha. Mas quando você está dormindo, talvez não tenha a mesma força de vontade. Pessoas com esse distúrbio levantam-se, em um estado entre consciência e sono, fazem a limpa na geladeira e, na manhã seguinte, não se lembram do que aconteceu. Ainda não sabe por que a dieta não está funcionando e você está ganhando mais peso ainda? Tente instalar uma câmera em sua cozinha. 
2. SEXOMNIA
disturbio sono
Alguns sujeitos conseguiram até se livrar de acusações de estupro usando esse distúrbio como desculpa – afinal, eles estavam dormindo durante o ataque e não sabiam o que estavam fazendo. A sexomnia pode variar de “levemente irritante” (quando o doente acaba gemendo de forma sexual durante o sono) a “perigosa” (quando o doente pode atacar outras pessoas em busca de sexo). As causas são uso de drogas, stress, falta de sono e o contato com alguém que dorme na mesma cama durante o sono.
1. INSÔNIA
disturbio sono
Talvez o mais famoso distúrbio relacionado ao sono. A insônia é a incapacidade de conseguir dormir. Pode causar irritação, falta de concentração e está associada à obesidade e à hipertensão. 

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails