Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

domingo, 8 de novembro de 2009

Efeito sanfona

Por Luana Stoduto, nutricionista*


O desejo de toda mulher é emagrecer e nunca mais engordar. Para isso, muitas recorrem às dietas radicais, jejuns prolongados, consumo apenas de líquidos e sopas, que levam ao eterno emagrece-engorda, mais conhecido como efeito sanfona.

Mas por que isso acontece?

As células do nosso corpo se alimentam principalmente de glicose (principal fonte de energia). Quando os níveis de glicose no sangue diminuem, o corpo usa a proteína e a gordura como fonte para produção de glicose. Porém, a proteína e a gordura têm menos capacidade de fornecer energia do que a glicose, sendo necessária uma quantidade maior destes dois para fornecer a mesma quantidade de energia que um volume menor de glicose forneceria.

Por isso, o emagrecimento ocorre de forma rápida, porém de forma pouco duradoura. Logo que a pessoa retoma os velhos hábitos, o corpo volta a ganhar peso, pois o que se perdeu foi praticamente líquidos e músculos.

Para evitar que o efeito sanfona aconteça, é importante seguir uma dieta gradual e progressiva, para o organismo se acostumar com as reduções de alimentos, aliada à prática de atividade física regular.

Uma dieta saudável é composta por todos os grupos de alimentos, cada um em quantidade específica e adequada. É importante comer mais vezes ao dia, consumindo menor quantidade de alimentos, para controlar o apetite. Quanto mais colorido o prato, sobretudo por verduras e legumes, mais saudável ele será.

Praticar atividade física também ajuda, já que aumenta o consumo de energia e acelera o metabolismo, favorecendo a manutenção do peso.

*Luana Stoduto é nutricionista, formada pela Unigranrio e especialista em Administração de Serviços de Alimentação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails