Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

domingo, 15 de novembro de 2009

As guitarras mais importantes da história

Por Andreas Kisser


A guitarra é sem dúvida nenhuma o instrumento mais revolucionário da história da música, e algumas delas foram e continuam sendo essenciais para esta revolução. Creio que as mais famosas sejam das marcas Fender e Gibson, a dupla que incendiou a alma de muitos roqueiros, blueseiros, sertanejos e jazzistas no mundo.
A Fender tem vários modelos de guitarras, mas a mais importante e influente de todas é a Stratocaster. A marca foi fundada em 1946 por Leo Fender, sendo que a Stratocaster apareceu em 1954, trazendo a alavanca de vibrato, possibilitando a "torção" das cordas. Esta guitarra mudou o curso da música nas mãos de grandes mestres que imortalizaram suas imagens com ela. Eric Clapton, Richie Blackmore (Deep Purple), Jeff Beck, Stevie Ray Vaughn, Buddy Guy e Dave Murray (Iron Maiden) são alguns exemplos de guitarristas que dificilmente, ou nunca, sobem ao palco sem a suas respectivas Stratocasters.


Outra grande guitarra da Fender e que apareceu antes da Stratocaster é a Telecaster. Ela foi criada em 1951 e é a favorita de guitarristas que tocam country americano e alguns músicos de fusion e blues. Também é utilizada para a música pesada por John 5, guitarrista que toca com Marilyn Manson, Rob Zombie e David Lee Roth, entre outros. Já a guitarra com um espírito mais cult é a Jaguar, que tem um design mais arrojado e era a preferida de Kurt Cobain do Nirvana.
A Gibson é outra gigante no assunto. Também possui vários modelos muito originais, nunca copiando os formatos das guitarras da Fender, algo que acontece com frequência em outras marcas. O modelo SG é o mais pesado e influente, afinal de contas, foi com esta guitarra que o mestre Tony Iommi, do Black Sabbath, inventou o heavy metal. Angus Young do AC/DC, que visita o Brasil daqui a duas semanas, é um guitarrista que sempre esta "vestido" com a SG. Até Eric Clapton, quando era guitarrista do Cream, usou uma.
Mas a mais famosa da Gibson é a Les Paul, que chegou ao mundo em 1952. Junto com a Stratocaster, a Les Paul é a guitarra mais influente na história da música. O também mestre Jimmy Page, do Led Zeppelin, foi o grande músico inspirador que utilizava a sua Les Paul de maneira única. Outros grandes nomes que se indentificaram com ela foram Slash (Guns N' Roses), Gary Moore, John Sykes, Ace Frehley (Kiss) e Randy Rhoads, que tocou na primeira fase do Quiet Riot e com Ozzy Osbourne.
Outros dois destaques da Gibson são a Flying V e a Explorer. A Flying V, com seu design potiagudo e sideral, foi imortalizada no rock pelo guitarrista do Scorpions Rudolf Shenker, que mais tarde inspirou músicos como James Hetfield e Kirk Hammet do Metallica, KK Downing do Judas Priest e Wolf Hoffman do Accept a usarem a guitarra. Já a Explorer é utilizada pelos guitarristas do Eagles, o guitarrista solo do Scorpions Mathias Jabbs e Dimebag Darrel, do Pantera, que utilizou o mesmo formato quando fez seu instrumento com a Dean. Inspirada na Flying V, Randy Rhoads desenvolveu mais tarde uma guitarra que ele mesmo desenhou, junto com Grover Jackson, e que leva o seu nome. Ela tem uma das pontas mais longa do que a outra, ao contrário da Flying V, que tem as pontas iguais e é de atitude e som mais pesados. Guitarristas como Dave Mustaine (Megadeth) e Jim Root (Slipknot) usam e abusam da Jackson RR. Eu me incluo nesta, é a minha guitarra preferida para os sons mais pesados que faço no Sepultura.
Alguns músicos fizeram as suas próprias guitarras, foram muito originais e criaram algo realmente novo, tanto no aspecto visual como no sonoro. Brian May, guitarrista do Queen, usa até hoje uma guitarra única, a Red Special, que seu próprio pai fez pra ele. Ela tem um formato bem diferente e muitas possibilidades de timbres e combinações de captadores. Steve Vai lançou a guitarra que leva o nome de Jem 777 pela Ibanez, incluindo uma de sete cordas. O grande mestre Van Halen também desenvolveu seu próprio instrumento, montando uma guitarra com partes de várias outras. Ele deu ao instrumento o sugestivo nome de Frankenstein, reinventando-o. Ela é feita hoje em linha pela Fender.
Existem muitas guitarras hoje em dia, incluindo grandes instrumentos feitos no Brasil, de marcas como Tagima, Giannini e Condor, entre outras, e grandes luthiers que fazem instrumentos fantásticos, originais e únicos. O mundo das guitarras é fascinante, cada uma tem sua alma e cada uma tem uma maneira de soar e de se expressar. É um instrumento mágico. Eu recomendo!
Aqui vão os links das marcas que mencionei, pesquise e divirta-se:
Fender, Gibson, Jackson, Dean, Gianinni, Tagima, Brian May e Ibanez

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails