Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

sábado, 10 de outubro de 2009

Daniel Dantas,Diogo Mainardi,Folha , Veja & Cia:CPI da Mídia Já!

No relatório do delegado Protógenes Queiroz, que investiga possíveis crimes financeiros praticados por Daniel Dantas e Naji Nahas, entre outras pessoas, um capítulo em especial é dedicado às relações do banqueiro Dantas com a mídia, que seria usada para "plantar" informações favoráveis a ele ou cometer "assassinatos de reputação" contra desafetos do bilionário banqueiro.

Nas páginas do relatório, além dos jornalistas Leonardo Attuch (IstoÉ Dinheiro), Lauro Jardim e Diogo Mainardi (ambos da Veja), aparece o nome da jornalista Janaína Leite (à época das investigações trabalhando na Folha de São Paulo). De acordo com conversas gravadas com autorização judicial entre Dantas e Janaína, entre março e abril deste ano, a jornalista combinaria reportagens com o empresário. Trechos das gravações estão disponíveis em diversos sites na internet.

Um dos ataques da Folha, em matéria assinada por Janaína, foi contra a juíza federal Márcia Cunha, da 2ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. Antes das matérias, Márcia Cunha foi a responsável por uma decisão judicial que atrapalhou os planos de Dantas de ter plenos poderes sobre as empresas de telefonia das quais era sócio. Logo após a decisão, a juíza foi alvo de uma campanha pesada.

Pressionada, Márcia Cunha denunciou ter sido alvo de uma tentativa de suborno por parte de Eduardo Rascovisky, falando em nome do banco Opportunity. Rascovisky era ligado a Humberto Braz, preso esta semana por oferecer suborno a um delegado federal para retirar o nome de Dantas e seus familiares das investigações da Satiagraha.

Quando a juíza denunciou a tentativa de suborno, a "Folha" incumbiu a repórter Janaína Leite de ir ao Rio cobrir o episódio. No entanto, na matéria de Janaína, a juíza passou de vítima a acusada, em um texto embasado em informações incompletas, com fatos banais distorcidos e fora de contexto.



Leia Mias em:http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=23&noticia=52695

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails