Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

domingo, 11 de outubro de 2009

Como Combater o Sono e Recuperar a sua Energia em 10 Minutos

Você é uma daquelas pessoas que sentem um sono enorme logo após o almoço? Você luta contra o cansaço mas não tem tempo para dormir? Fica grogue durante o trabalho e sonolento, perdendo a concentração naquelas horas iniciais logo após o almoço ou perto do jantar? Então este post é para você! Veja aqui como recuperar as suas energias em 10 minutos e estar novo em folha para o trabalho, lazer ou qualquer outra coisa que exija clareza de pensamento e disposição.

A técnica que vou explicar a seguir é simples, não exige nada além de um lugar para você se recostar e de um relógio ou celular que tenha um contador regressivo.
A primeira coisa a fazer para tornar esta técnica efetiva é estar com sono ou cansado. Não adianta tentar praticá-la em outras horas. Esteja realmente cansado ou com sono, o que normalmente ocorre logo após o almoço ou quando você chega em casa depois do trabalho.

Sente-se confortavelmente em uma cadeira ou sofá, deixando os problemas e preocupações fora de sua mente. Note que eu disse sente-se! Nada de deitar! Estamos aqui para recobrar as energias, e não para dormir por 8 horas seguidas.

Pegue o seu relógio ou celular e ative o contador regressivo para que desperte em 10 minutos. Recoste-se, feche os olhos e relaxe. Não pense no relógio e nem que tem pouco tempo para descansar, pois isso irá atrapalhar o seu relaxamento.

Relaxe. Concentre-se na sua respiração, sentindo o ar entrar e sair pelas suas narinas. A cada expiração relaxe mais o corpo.

Ei, vou falar de novo, pois isso é importante: Relaxe. Concentre-se na sua respiração, sentindo o ar entrar e sair pelas suas narinas. A cada expiração relaxe mais o corpo.

Seguindo estes passos você provavelmente estará dormindo entre 2 a 4 minutos depois que iniciou o processo. Ao término dos 10 minutos o despertador irá tocar e você deve imediatamente abrir os olhos e recuperar a consciência. Olhe para os lados e espreguisse se tiver vontade. Levante-se e note a carga de energia que acabou de receber. As coisas ficam mais claras e parece que você dormiu uma noite inteira, sem interrupções.

Já testei estas recargas de energia com vários tipos de sono (sentado, deitado, mais ou menos tempo), mas nenhum é tão revigorante quanto a técnica dos 10 minutos. Ela não deixa aquela sensação de ressaca que dormidas prolongadas trazem à sua cabeça e ao corpo, além de otimizar o seu tempo e turbinar a sua disposição.

Nas primeiras vezes você pode não se adequar ao tempo ou ao lugar em que estiver para repor as energias. Não desista! Teste algumas vezes em locais diferentes e com tempos também diferentes. O que importa é você achar o seu ritmo e recobrar as energias num curto período de tempo.

Várias pessoas famosas utilizavam técnicas semelhantes a essa para serem mais produtivas. Dentre as que me lembro estão Leonardo da Vinci, que dormia várias vezes por dia por curtos períodos de tempo e Thomas Edison, que utilizava uma técnica ainda mais radical: ele segurava um molho de chaves, com o cotovelo apoiado no corpo e a mão para cima. Assim, recostado na cadeira e de olhos fechados começava a dormir. A mão relaxava e as chaves caíam, despertando-o 1 segundo depois de começar a dormir!

E não se preocupe, o seu chefe, namorada ou esposa irá lhe incentivar a tirar uma sonequinha destas assim que ver a sua disposição e energia em ótimos níveis!

Faça os seus testes e depois coloque aqui os resultados de suas sonecas energizantes!

Update: Até a Veja entrou na onda. No mês de dezembro de 2006 saiu uma reportagem falando exatamente do cochilo rápido: batizaram ele como Power Nap. Nada como um bom marketing para fazer o assunto ter respeito.

Fonte: http://stulzer.net/

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails