Muitas pessoas recorrem a determinados alimentos para se sentir melhor. E um novo estudo da Universidade de Chicago sugere que esse pode ser o caso da água e do chocolate, que, em testes com ratos, mostraram um potencial de reduzir as respostas a estímulos de calor, diminuindo a dor dos roedores. Segundo os autores, esse mecanismo pode ajudar os animais selvagens a evitar distrações enquanto comem alimentos escassos, mas, em relação ao homem moderno, isso poderia levar ao “comer em excesso” e à obesidade.
Nos testes, os cientistas notaram que os ratos demoravam mais a levantar a pata, ao estímulo de calor no piso da gaiola, enquanto comiam chocolate ou tomavam água. E, surpreendentemente, não havia diferenças, nesse sentido, em relação à água e ao chocolate, contrariando estudos anteriores que indicam que apenas substâncias doces protegeriam contra a dor. Porém, enquanto as cobaias ingeriam uma substância amarga, a reação ao calor era tão rápida quanto no momento em que não consumiam nada, sugerindo que o efeito de alívio da dor não seria aplicável a alimentos não-prazerosos.
Análises mais aprofundadas mostraram que uma parte do cérebro chamada magno da rafe – responsável pelo alívio da dor durante o sono – pode ter um papel nesse efeito que associa o sabor dos alimentos à dor. "Eles estão dizendo que a finalidade do sistema de sabor é dar ao animal uma sugestão que ajuda a decidir o estímulo que eles devem ou não prestar atenção", explicou o pesquisador Don Katz. "Isso mostra que há uma região inteira lá para permitir que o animal possa continuar comendo", concluiu.
Fonte: Blog da Saúde
Um blog de humor e curiosidades muito divertido com vários posts engraçados. Diversão garantida.
Widget FerramentasBlog e EscolaDinheiro
|
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Água e chocolate podem ajudar a aliviar a dor, sugere pesquisa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário