Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Maiores Micos dos Famosos no Twitter

De que valem 140 caracteres? Em muitos lugares, nada. No Twitter, eles servem para resumir o que se está pensando ou fazendo a qualquer momento. Mas em espaço tão curto é possível causar estragos? Sim, alguns famosos que o digam…
Por Renata Honorato

10- Walcyr Carrasco

Em seu aniversário de 58 anos, o autor de novelas Walcyr Carrasco fez uma grande festa para comemorar. E, como qualquer pessoa que gosta de ser presenteada, não teve pudor em reclamar que o ator Luigi Baricelli não havia levado uma única lembrancinha. E onde ele decidiu fazer isso? Onde todo mundo pudesse ver: no Twitter. Constrangido diante da repercussão, o galã global apressou-se em ligar para o aniversariante e dizer que havia comprado um presente, sim, mas se esqueceu de levar no dia. Walcyr, então, voltou ao microblog para comemorar.


9- Danilo Gentili vs Preta Gil

O repórter do CQC Danilo Gentili e a cantora Preta Gil protagonizaram um verdadeiro bate-boca via Twitter. Primeiro, ele tuitou que ela é gorda. Ela retrucou: ”Quando eu perco a minha paciência acham ruim. Mas se coloquem no meu lugar, cadê o respeito? Sou uma típica mulher brasileira: TODA BOA”. Ele, então, pediu desculpas e ela aceitou. Para selar as “pazes”, Gentili ainda deixou Preta “se vingar”, dando uma tortada na cara dele em um dos quadros do programa de TV.

8- Marina Silva

A equipe que cuida do Twitter de Marina Silva (PV) cometeu o erro primário de retuitar críticas ao escritor português José Saramago logo após a morte dele, em junho deste ano, sem levar em consideração o fato de que o artista literário tem inúmeros fãs e que uma candidata à Presidência não deveria entrar em polêmicas em ano eleitoral. A tentativa de se justificar não impediu que o caso ganhasse grande repercussão na rede e se tornasse um dos tópicos mais populares do microblog na época.

7- Marcos Mion
Marcos Mion tentou buscar mobilização no Twitter para a campanha “Fora Sarney” – que pedia a saída de José Sarney da Presidência do Senado, após uma série de escândalos.  Mas ele não se limitou a qualquer perfil do microblog. Foi logo atrás de Ashton Kutcher, que tinha o maior número de seguidores na época (meados de 2009), pedindo que o ator americano também postasse a hashtag “Fora Sarney”. O apresentador insistiu, e pediu até a ajuda de outros famosos, como Junior Lima e Bruno Gagliasso. Quando perdeu a paciência, Kutcher foi ríspido: “Para os brasileiros:  só VOCÊS têm o poder de afastar seu senador. É o SEU país. VOCÊS devem lutar pelo que acreditam. Eu não tenho voto”.

6- Aloísio Mercadante

José Sarney também estava por trás do mico de Aloizio Mercadante no Twitter. Revoltado com a posição passiva do PT frente às acusações contra o então presidente do Senado no ano passado, o senador decidiu renunciar à liderança de seu partido na casa e usou o microblog para anunciar que faria isso “em caráter irrevogável”. Contudo, quando chegou a hora de ele cumprir a ameaça, o presidente Lula o convenceu a revogar o irrevogável – também no Twitter.

5- Nelsinho Piquet
Se beber, não coloque vídeos seus na internet. O valioso – apesar de óbvio – conselho é constantemente ignorado por famosos, que acabam tendo que arcar com as consequências de uma ressaca moral. Nelsinho Piquet foi um deles. Depois de se embebedar em uma festinha privê em casa, o piloto deu vexame ao vivo durante transmissão via Twitcam: no vídeo, ele divulgou o telefone de amigas (entre elas Dany Bananinha, dançarina do programa Caldeirão do Huck) e prometeu até tirar a roupa caso o número de expectadores superasse os 5.000.

4- Bruno Gagliasso
Se você quer se aventurar por um microblog que se torna cada dia mais popular, é melhor aprender a mexer na ferramenta, sob risco de pagar um “king kong” astronômico. Bruno Gagliasso achou que já estava craque no Twitter e decidiu mandar uma mensagem privada ao amigo Tico Santa Cruz, da banda Detonautas. Mas, o ator global se confundiu nos comandos e acabou tuitando para todos o número de seu celular – que, claro, precisou ser trocado. Pouco tempo depois, a dançarina Sheila Carvalho não aprendeu com o erro alheio e cometeu a mesma gafe.

3- Pedro Bial
Quem também confundiu o recurso de DM (direct message) com o de postagem pública foi o apresentador Pedro Bial. O tweet que deveria ter sido enviado apenas ao amigo Leandro Narloch, autor do livro Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, ganhou o mundo virtual e foi compartilhado exaustivamente entre os seguidores do apresentador no microblog. No texto, Bial falava que a obra de Narloch estava sendo lida pela ex-BBB Fernanda e que já sentia “a audiência subindo, sob a cueca” – com todo o respeito, ressalvou.

2- Jogadores do Santos
Os jogadores santistas Madson, Zé Eduardo, Zezinho, Alan Patrick e Felipe descobriram da pior forma o poder de uma rede social. O quinteto usou o Twitcam para conversar com torcedores. Até aí, normal. O problema começou quando o goleiro Felipe foi chamado de “mão de alface” (“frangueiro”) e perdeu a cabeça, a paciência – e a classe. A resposta veio na forma mais arrogante: “Aí, fera: o que eu gasto com o meu cachorro de ração é o teu salário por mês”, e ganhou repercussão nacional. Logo depois, os atletas tiveram de voltar ao Twitter para se desculpar.

1- Xuxa
Em 2009, Xuxa foi alvo de chacota no Twitter após tentar justificar um erro ortográfico de sua filha. Sasha usou o perfil da mãe para comentar sua rotina de gravação no filme O Fantástico Mistério de Feiurinha: “Sou eu Sasha. Estou aqui filmando e vai ser um ótimo filme. Tenho que ir… vou fazer uma sena com a cobra” – mas a grafia correta da palavra é “cena”. Uma enxurrada de críticas depois, fez a apresentadora sair em defesa de sua filha, explicando que ela havia sido alfabetizada em inglês e, por isso, se confundiu ao escrever. A resposta de Xuxa inflou a onda de gozação na rede, o que a deixou ainda mais irritada. Ela voltou, então, ao microblog para dizer que começaria a “pensar muito” antes de permitir outra exposição de Sasha. “Ela não merece ouvir certas m..”, escreveu, pouco antes de – tentar – dar o assunto por encerrado: ”fui vcs não merecem falar comigo nem com meu anjo”. Nada disso conseguiu aplacar as piadas dos tuiteiros de plantão.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails