Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

5 respostas a mitos envolvendo homens e mulheres

Livros e mais livros aparecem a cada ano para falar das diferenças biológicas e sociais entre homens e mulheres. Embora alguns sejam bacanas, muitos não conseguem sair do óbvio ululante (mulheres são mais emotivas, homens são mais objetivos e blábláblá) e outros ainda trazem informações incorretas que acabam se espalhando por aí. Como a teoria de que as mulheres sofrem de incontinência verbal enquanto os homens, coitados, preferem viver com sua cota diária de poucas palavras. Nesta lista, reunimos 5 respostas a mitos envolvendo os gêneros baseadas em descobertas recentes. Tem explicações novas para fatos conhecidos há tempos e correções de conceitos errados.

1- Mulheres falam mais que os homens? NÃO!
Pois é, esqueça aquela história de que as mulheres são metralhadoras de palavras. Um estudo feito pela Universidade do Texas mostrou que a cota de palavras diárias dos dois sexos é basicamente a mesmo. Ok, as mulheres apresentaram um número ligeiramente maior: 16.215 palavras em 17 horas contra 15.669 palavras deles, o que, estatisticamente, não significa nada. A má notícia: o estereótipo de que mulheres são fofoqueiras e homens só falam de carro não está totalmente errado. A pesquisa confirmou que, de fato, mulheres tendem a falar mais sobre outras pessoas, enquanto homens preferem conversar sobre coisas mais concretas.
2- O homem trai mais que a mulher? SIM!
Pelo menos entre os brasileiros, os homens traem muito mais que as mulheres. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP)  em 2003, metade dos homens já havia pulado a cerca pelo menos uma vez durante o casamento. Já entre as mulheres, o índice médio de infidelidade ficou em torno de 22%. E mais: os dois sexos traem por razões bem diferentes. Enquanto a rapaziada geralmente só quer descarregar o tesão e obter satisfação física, as mulheres costumam entrar de cabeça na relação, se envolvendo muito mais – o que significa que, quase sempre, elas querem romper um dos relacionamentos e se dedicar àquele que mais satisfaz a sua necessidade afetiva.
3- O olfato das mulheres é melhor que o dos homens? SIM!
Uma pesquisa do Monell Chemical Senses Center revelou que as mulheres têm o olfato mais aguçado do que os homens. A pesquisa que levou a esse resultado não deve ter sido muito bacana para os voluntários, mas vamos lá: homens e mulheres tinham de cheirar frascos com microgotas de suor misturadas com outras fragrâncias. Apenas duas das fragrâncias impediram as mulheres de sentir o cheiro do suor. Mas 19 fragrâncias bloquearam os narizes masculinos. Os pesquisadores também concluíram que o odor dos homens é mais difícil de mascarar que o das mulheres, independentemente de quem cheira. Apenas um quinto das fragrâncias podem encobrir o odor do sexo masculino, mas metade dos perfumes escondem o feminino.
4- As mulheres são melhores com a linguagem? SIM!
Mas, por quê?
Há mais de 40 anos existem pesquisas confirmando que as mulheres são superiores aos homens em relação às suas habilidades lingüísticas, mas ninguém sabia ao certo a razão biológica para isso. Fim do mistério: uma pesquisa realizada com crianças de 9 a 15 anos revelou que a resposta está na forma como as palavras são processadas no cérebro. Ao realizar tarefas linguísticas, as meninas apresentaram atividade maior em áreas cerebrais envolvidas especificamente no processamento da linguagem, que decifra a informação de forma abstrata. Os meninos, por outro lado, ativaram regiões ligadas à função visual e auditiva, dependendo da forma como as palavras eram apresentadas durante o exercício. Isso significa que o cérebro masculino tem um trabalho maior para processar as informações, já que precisa ser estimulado tanto visualmente quanto verbalmente para obter uma compreensão completa do tema.
5- Os homens preferem os objetos e as mulheres as pessoas? SIM!
E isso vem do berço – e explica por que eles se dão melhor em matemática.
Que as mulheres entendem melhor de pessoas e os homens, de coisas, você já sabe. As mulheres são mais habilidosas para saber o que o outro está sentindo, enquanto os caras levam mais jeito com objetos, ferramentas e sistemas mecânicos. Até aí ok. Mas estudos recentes mostram que essas características se manifestam desde os primeiros momentos da vida, colocando em xeque a teoria de que isso é condicionado pela sociedade – que os “doutrinaria” ao dar bonecas a elas e caminhõezinhos a eles. Desde que nascem, as meninas ficam mais tempo olhando para rostos, enquanto os meninos se concentram mais em móbiles. E esse comportamento não é exclusividade dos humanos: macaquinhos gostam mais de brincar com caminhões de plástico do que macaquinhas. Esse tipo de predileção dá origem a outra diferença comprovada por centenas de estudos: a de que os homens têm mais habilidade para imaginar objetos tridimensionais e manipulá-los com a mente, o que é a essência do pensamento matemático abstrato.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails