Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Anúncios polêmicos da história da moda


O mundo da publicidade é cheio de polêmicas, e quando o assunto é moda não faltam escândalos envolvendo fotos, marcas, campanhas e modelos. Confira agora uma lista com dez anúncios mais polêmicos da história da moda.
A publicidade do perfume Opium, de Yves Saint Laurent, foi banida da Inglaterra

1 - Benetton, 1992
Olivero Toscani, fotógrafo oficial da Benetton desde 1982, ficou famoso por criar anúncios chocantes que criticavam os preconceitos da vida moderna. Uma de suas campanhas mais famosas foi lançada em 1992, e mostrava um paciente terminal de Aids em um leito de hospital cercado por sua família. Nenhuma marca havia antes usado uma imagem tão forte e comovente em sua publicidade. 
2 - Yves Saint Laurent, 1971
O estilista Yves Saint Laurent causou furor na campanha de lançamento de sua primeira fragrância masculina, Kourus, em 1971. Além de dispensar os modelos e posar ele próprio para as fotos de publicidade, o famoso modista aparece nu, usando somente seus característicos óculos de aro preto. 
3 - Tom Ford, 2007
Os limites da sensualidade nos anúncios de moda foram explorados pelo famoso fotógrafo Terry Richardson para a campanha de lançamento do perfume Tom Ford For Men, do estilista Tom Ford. Com imagens quase explícitas, as fotos foram duramente criticadas pelos setores mais conservadores da sociedade. 
4 - Yves Saint Laurent, 2000
O anúncio do perfume Opium, de Yves Saint Laurent, levantou polêmica devido à imagem sensual da modelo inglesa Sophie Dahl. Os outdoors da peça receberam tantas críticas e reclamações que chegaram a ser banidos da Inglaterra. 
5 - Nolita, 2007
Outra obra do fotógrafo Olivero Toscani, a campanha de 2007 da marca italiana Nolita alertou para os perigos da anorexia, doença comum no mundo da moda. A foto traz a modelo Isabelle Caro, que sofria da doença desde a adolescência e pesava míseros 32kg, medindo 1,65m. 
6 - Yves Saint Laurent, 1975
Uma das grandes contribuições do estilista Yves Saint Laurent para o mundo da moda foi a criação do smoking feminino, vestindo as mulheres com uma peça até então exclusivamente masculina. Na campanha de 1975 o célebre fotógrafo Helmut Newton questionou o gênero feminino na sociedade clicando duas mulheres em uma pose sensual: uma estava nua e a outra vestia a famosa peça de Laurent. 
7 - Yves Saint Laurent, 2002
Em mais um anúncio polêmico de Yves Saint Laurent, um modelo masculino aparece totalmente nu para a publicidade do perfume M7. Segundo o estilista, o anúncio foi o primeiro a mostrar um homem dessa maneira. Mesmo assim, foi banido em diversas revistas americanas como W e GQ. 
8 - Dolce & Gabbana, 2007
Uma das campanhas mais polêmicas dos últimos tempos, o anúncio da marca italiana Dolce & Gabbana traz a foto de uma modelo deitada no chão, sendo segurada pelos pulsos por um homem. Aparecem ainda quatro outros modelos masculinos observando a cena. Por ser considerado uma apologia ao estupro e por ferir os direitos femininos, a publicidade chegou a ser banida na Espanha. 
9 - American Apparel, 2005
A famosa rede de lojas de departamentos americana American Apparel criou uma imagem controversa ao utilizar estrelas do cinema pornô para suas campanhas. Um dos anúncios mais famosos foi com a atriz e diretora pornô canadense Lauren Phoenix. 
10 - Sisley, 2001
Marca pertencente ao mesmo grupo da Benetton, a Sisley é famosa por seus anúncios provocantes e muitas vezes considerados apelativos. Uma das fotos da campanha de 2001 ficou famosa por mostrar uma modelo com leite de vaca escorrendo pela boca, o que para alguns críticos teria uma conotação sexual.



Fonte: Aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails