Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

terça-feira, 17 de novembro de 2009

É preciso saber se renovar

"Tudo sofre mutação; a única coisa que nunca muda é a mutação" (I Ching)

O ser humano está sempre em constante mudança. Afinal, na natureza tudo se renova. Somos parte dela. O que acontece é que muitas das vezes permanecemos rígidos e apegados a sistemas que não funcionam mais. É preciso saber a hora de renovar! Imagine um empregado de uma multinacional que não se recicla.

A empresa cresce, mas ele continua acomodado. Quer aumento, quer reconhecimento, mas literalmente "não veste a camisa da empresa". Tudo está em constante mudança à sua volta, mas ele acredita que o seu conhecimento é suficiente para colaborar com a empresa. Na verdade ele estaciona, enquanto tudo está andando.

Ele nada contra a maré, vai em direção contrária. No relacionamento com as pessoas, acontece o mesmo. Imagine a pessoa que está lá sempre fazendo e dizendo sempre as mesmas coisas, de forma mecânica. Ela é capaz de provocar um rompimento, por não se reciclar e acompanhar o ritmo do parceiro ou parceira, por não saber acertar seu passo.
Eu lhe convido, então a fazer uma reflexão: Pergunte-se se você é capaz de reciclar seus conhecimentos, aprender mais sobre seu trabalho, aprender mais sobre seu parceiro, aprender a explorar o mundo onde você vive? Talvez você tenha parado no tempo, vendo tudo mudar ao seu redor.

Flexibilidade e Disciplina

Saiba a hora de ter flexibilidade e a hora de ter disciplina. Você necessita de flexibilidade para saber mudar quando preciso, de acompanhar o ritmo das coisas. Saber deixar ir aquilo que já não tem mais vida, e saber dar vida àquilo que só necessita de um pouco mais de DISCIPLINA da sua parte.
Invista nas pessoas Investir nas pessoas pode ser um grande projeto. Mas você deve aprender a deixar de lado uma única coisa: O apego aos resultados, a expectativa! Invista nas pessoas ainda que seja para lhe proporcionar a capacidade de crescer mais um pouco.

Aprenda sobre as pessoas com quem convive, principalmente aquelas com quem convive a anos. Escute-as mais, entenda seus sentimentos e seu modo de pensar. E lembre-se de que esta pessoa ao seu lado, também muda e constantemente. Então, compartilhe.

E que tal por algum momento, ajustar seu passo ao do outro? Perceber que nem todos ao seu lado caminham de forma acelerada, e que pode ser que não sejam os outros os "lentos" e sim, você o "maratonista" que está sempre correndo, sem saber nem pra onde vai.
Esteja inteiro naquilo que faz
Talvez você venha gastando energia desnecessária ao longo de sua vida, talvez o melhor de você não esteja indo para onde deve ir. Não nade contra a maré! Você se divide por vezes em mil pedaços, e constantemente pode não estar inteiro naquilo que faz. Seu coração está também envolvido em seus projetos de vida? Ou apenas sua mente?

Acredite que as mudanças são possíveis com sua força de vontade, mas acima de tudo com seu coração envolvido. Saiba como falamos, ter a flexibilidade no momento certo, saber perdoar as pessoas por não atendê-lo(a) e ir adiante, descobrindo um dia de cada vez, de forma total e única.

A vida é um grande presente! Basta que estejamos presentes para realmente sentir o que ela de melhor nos apresenta! Como diz o ditado "Quem não arrisca, não petisca". Então, energia e alegria para realizar as mudanças necessárias e investir em você mesmo e nas pessoas!

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails