Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

terça-feira, 3 de novembro de 2009

"Cidade de Deus" é eleito melhor filme da década por revista norte-americana

SÃO PAULO – A revista norte-americana "Paste" elegeu o longa-metragem brasileiro "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, como o melhor filme dos anos 2000, superando a trilogia "O Senhor dos Anéis" e o cult "O Fabuloso Destino Amélie Poulain", entre outros. De acordo com a publicação, que analisou obras produzidas entre 2000 e 2009, o filme leva "um olhar sem medo a um mundo esquecido pelos ricos e poderosos, ignorado pela polícia e alheio à lei e à ordem".

Divulgação
Douglas Silva, na época com 12 anos, em cena emblemática de "Cidade de Deus"
O texto postado no blog da revista também lembra que, depois de não conseguir um lugar entre os concorrentes ao Oscar de melhor filme estrangeiro, "Cidade de Deus" foi relançado nos cinemas dos Estados Unidos. A campanha da distribuidora Miramax deu tão certo que o longa conseguiu quatro indicações ao grande prêmio da Academia de Hollywood em 2004, inclusive melhor diretor e roteiro adaptado.
A "Paste" não foi a única publicação a lembrar do longa-metragem, baseado no livro homônimo de Paulo Lins. A revista "Time" citou o filme como um dos 100 melhores de todos os tempos, enquanto a "Empire" o colocou na 177ª posição em um um ranking similar. Já o canal britânico "Film4" estampou a produção brasileira no terceiro lugar de uma relação de "50 Filmes Para Ver Antes de Morrer".
A lista completa com os 50 melhores filmes da década está no site da revista "Paste". Veja abaixo os dez primeiros colocados:
1) "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles
2) "O Fabuloso Destino Amélie Poulain", de Jean-Pierre Jeunet
3) "Quase Famosos", de Cameron Crowe
4) Trilogia "O Senhor dos Anéis", de Peter Jackson
5) "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças", de Michel Gondry
6) "Beau Travail", de Claire Denis
7) "Encontros e Desencontros", de Sophia Coppola
8) "O Filho", de Jean-Pierre e Luc Dardenne
9) "Onde os Fracos Não Têm Vez", de Joel e Ethan Coen
10) "Os Excêntricos Tenembaums", de Wes Anderson

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails