Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

As mulheres e a nova liberdade de iniciar

As mulheres e a nova liberdade de iniciar
Ivan Martins
 

Ontem uma amiga me contou uma história deliciosa, cheia de implicações, que eu gostaria de dividir com vocês.
Ela tem 28 anos e transou um ano atrás com um garoto de 18. Virgem.
A moça em questão é bem bonita e não teria problemas em conseguir homens mais experientes. Ela escolheu o garoto, ou melhor, deixou-se seduzir pela insistência dele.
Conheceram-se numa academia de ginástica, com o rapaz se aproximando de um jeito que não se usa mais: ele disse que estava apaixonado. Ela riu, mas ficou comovida. A porta estava aberta.
Começaram a sair, conversar, e o menino se mostrou um homem interessante. Falava dos seus sentimentos com naturalidade, portava-se com ela sem afetação e seus sentimentos soavam genuínos.
“Ele não parecia estar me aplicando uma cantada”, ela me disse. “Ele me dizia o que pensava, da maneira dele, e era bacana”.
O fato de o garoto ser alto e “muito bonito” deve ter ajudado no processo de convencimento. Só mães gostam de adolescentes narigudos e cheios de espinhas.
Depois de várias saídas em que ela dirigia e pagava a conta (o menino não tinha carro e ainda vivia de mesada), depois de vários amassos respeitosos no carro (ele não se atrevia enfiar a mão embaixo da blusa dela), minha amiga estava decidida (eu diria, ansiosa) para tirar o menino da idade das trevas.
Claro, ele já tinha confessado que era virgem e que queria mudar de situação. Com ela. A esta altura do século 21, convenhamos, deve ser uma honra.
Exatamente como um homem faria (voltaremos a isso depois...) ela elegeu o momento, o cenário e os elementos que fariam parte desse rito de passagem: escolheu um dia no meio da semana, conseguiu o sítio de um parente, comprou vinho e comidinhas. Levou até os preservativos.
Estava nervosa, “bem nervosa” com a responsabilidade. Tinha medo por ele, temia uma cena de filme em que o garoto inexperiente goza em três segundos e fica com cara de tonto. Ela já tinha preparado um texto de apoio emocional caso isso acontecesse – mas não aconteceu.
O rapaz se portou com desenvoltura, tendo em vista a novidade da situação.
Quando ficaram sozinhos na casa, ele ligou a música e a convidou para dançar. Assim que as preliminares tiveram início, ele se deixou conduzir sem afobação. Entre risadas e perguntas ingênuas, foi fazendo tudo direitinho, sem grandes tropeços ou embaraços.
Mesmo aquilo que supostamente deveria ser efêmero – a penetração – terminou por ser uma experiência longa e feliz, para os dois. Com direito a bis pouco depois. Além do vigor da idade, há o estofo mental da geração camisinha. Ela não entra em pânico diante de um pedacinho de borracha.
Dito isso, o que há nessa história além do velho erotismo entre mulheres e garotos que já foi bem explorado em filmes como Verão de 42? Bom, o que me chamou atenção foi a situação de poder da mulher. A inversão de papéis. O prazer enorme da minha amiga em deter o poder de escolher onde, quando, como e de que maneira. O desejo pelos jovens sempre existiu, mas o poder das mulheres de exercê-lo abertamente é novidade.
Dias atrás, tive com um amigo querido uma discussão exaltada por conta de uma reportagem da Marina Caruso na revista Marie Claire sobre prostituição masculina.
Meu amigo dizia que reportagem glamourisava os garotos de programa de luxo. Esse amigo se queixa de que as mulheres estão pegando o pior do mundo masculino e que todo mundo acha isso moderno, bacana, legal. Diz que se um homem escrever que saiu com uma prostituta do Café Photo ninguém vai achar bonito. Não mesmo?
Eu acho que o amigo está errado. A prostituição de luxo feminina é glamourizada o tempo todo. Não se escreve criticamente sobre as meninas do Café Photo em lugar nenhum. Elas são de bom gosto. A prostituição só é notícia quando as putas são pobres e se envolvem em confusão e crime.
Eu não tenho nenhuma simpatia pela prostituição feminina, meu amigo tampouco, mas nenhum de nós faz disso uma bandeira pessoal ou política. Por que, então, tratar criticamente a prostituição masculina? Em que ela difere da outra? Prostitutas são parte da paisagem brasileira como os carros importados e os seguranças. Por que seria diferente com as mulheres e os garotos de programa?
Acho que nós, homens, vamos ter de nos acostumar a isso.
Mulheres adultas vão sair com pirralhos bonitos, como fez a minha amiga. Mulheres vão sair com garotos de programas, como já acontece. As mulheres vão fazer sexo casual com tipos que nós achamos idiotas e vazios, mas por quem elas se sentem atraídas. Enfim, as mulheres vão fazer o que nós homens temos feito há milênios. E nós vamos nos sentir ameaçados - mas elas seguirão fazendo assim mesmo, por que podem. Por que finalmente podem. E se nós, quarentões, nos sentirmos ameaçados, azar. Temos de imaginar que em algum sítio, no interior do Brasil, um garoto de bons sentimentos estará se beneficiando, pela terceira vez na mesma noite, da generosidade, da curiosidade e da nova liberdade das mulheres.

Um comentário:

  1. Nós Mulheres e Homens - Belos e Sustentáveis - gostamos muito do conteúdo deste Blog e sempre passamos por aqui e aproveitamos para convidá-los :

    Na Semana da Mulher, acontece o Evento Beleza Sustentável® 2010 no HSBC Brasil em São Paulo, SP.
    Considerado o mais importante Evento de Bem-Estar e Beleza do Brasil, o Beleza Sustentável reune empresas, marcas que mais se destacam no âmbito da sustentabilidade, e conta com a presença de renomanos palestrantes, especialistas nas áreas de Saúde Física, Mental, Financeira e Consumo Consciente, Estética, Plástica e Beleza, Alimentação Saudável, Esportes e Fitness, Recursos Humanos, Ensino e Educação, Responsabilidade Sócio-Ambiental, Comunicação e Marketing.
    Beleza Sustentável® 2010 é um evento inovador que marca a atuação das empresas que buscam, além de uma atuação socialmente responsável, possam contribuir para o Desenvolvimento Integral do Bem-Estar, Beleza e Saúde de todos, das gerações atuais e futuras.

    Apoie, Participe, Inscreva-se :
    http://www.belezasustentavel.com.br
    Contato : belezasustentavel@hotmail.com

    Faça parte das nossas comunidades no Orkut, no Twitter, My Space e Facebook.
    É só digitar na busca o perfil belezasustentavel.
    Aguardamos vocês !

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails