Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

sábado, 26 de setembro de 2009

Estudo associa uso de celulares ao câncer nas glândulas salivares

Um relatório israelense divulgado nesta semana sugere que o grande aumento nas taxas de câncer nas glândulas salivares pode estar associado ao crescimento do uso de telefones celulares. Segundo os autores, ao contrário de outros cânceres orais, tumores nessas glândulas são “desproporcionalmente comuns em pacientes jovens”.
Avaliando a incidência de câncer na cavidade oral em Israel no período entre 1970 e 2006, os pesquisadores da Universidade Hadassah registraram quase 12 mil casos, principalmente nos lábios e na garganta. E eles expressaram maior preocupação com o crescimento dos casos de câncer nas glândulas parótidas, localizadas na região abaixo do ouvido – entre os anos de 1980 e 2002 o número casos passou de 25 por ano para 70.
“Não coletamos dados sobre o uso de celulares em parte dos pacientes", explicaram os autores. "Mas o aumento (nos casos de câncer) absolutamente poderia indicar exposição aumentada aos telefones celulares e os danos causados pela radiação", completaram os pesquisadores. Eles pretendem, agora, coletar dados dos pacientes sobre o uso do celular para examinar se isso efetivamente pode ser relacionado ao câncer nas glândulas salivares.
Fonte: Blog da Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails