Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

sábado, 26 de setembro de 2009

Consumo de álcool é responsável por uma em 25 mortes no mundo, diz estudo

Um estudo da Universidade de Toronto indica que o consumo de álcool é responsável por uma a cada 25 mortes no mundo. De acordo com os especialistas, a média de consumo mundial é de 12 unidades de álcool por semana (o equivalente a oito latinhas de cerveja), podendo chegar a 21,5 unidades em países da Europa. E eles alertam que o efeito do álcool hoje em relação a doenças é similar ao efeito do cigarro há uma década.
O levantamento realizado no ano de 2004 indicou que 5% dos anos de incapacidade poderiam ser atribuídos ao consumo de álcool e 3,8% das mortes estariam associadas à bebida. Essas taxas teriam crescido, principalmente por causa do aumento do número de mulheres que bebem.
Os especialistas destacam que, apesar dos benefícios do consumo moderado, principalmente para a saúde cardiovascular, os problemas são maiores que os pontos positivos. Além das doenças diretas, como doenças hepáticas, o álcool está associado com outras condições como câncer oral e de garganta, câncer colorretal e de mama, depressão e derrame. Por isso, eles defendem políticas públicas de controle do álcool, como tem ocorrido com o tabagismo.
Fonte: Blog da Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails