Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ótimos Filmes de Guerra


Guerras têm ajudado a contar histórias em filmes de gêneros bem distintos, como os dramas românticos ("Casablanca" talvez seja o mais nobre dos exemplos) e a ficção científica (como ilustra "Avatar", que em breve reestreia no Brasil com nove minutos adicionais).

Na lista abaixo, entram apenas longas-metragens que se ocuparam das implicações diretas do combate, como a tentativa de aniquilar o inimigo e a luta pela sobrevivência. Alguns deles se dedicam a grandes dilemas morais -- e quase todos, embora se ocupem da guerra, são essencialmente antibelicistas.

Confira os filmes:


10 - "Bastardos Inglórios" (Inglorious Basterds, 2009)Os "selvagens cães de guerra" criados por Quentin Tarantino com base em diversos outros filmes sobre a II Guerra Mundial protagonizam trama de vingança que opõe soldados judeus a oficiais nazistas e que, como em uma realidade paralela, imagina final alternativo para o III Reich. (Mais sobre o filme)



9 - "Agonia e Glória" (The Big Red One, 1980)
O diretor e roteirista norte-americano Samuel Fuller (1912-1997) se baseou em suas próprias experiências na II Guerra Mundial, em que integrou unidade batizada de "Big Red One", para contar a luta pela sobrevivência de um sargento (Lee Marvin) e quatro de seus soldados (um deles interpretado por Mark Hamill, de "Guerra nas Estrelas"). (Mais sobre o filme)



8 - "Alexandre Nevsky" (Aleksandr Nevskiy, 1938)
Diretor de clássicos como "O Encouraçado Potemkin" (1925) e "Ivan, o Terrível" (1944/1958), o cineasta russo Sergei Eisenstein (1898-1948) recria a história do príncipe que, no século 13, aglutinou forças para enfrentar exércitos mongóis, suecos e alemães que invadiram a Rússia.(Mais sobre o filme)



7 - "A Lista de Schindler" (Schindler's List, 1993)
Na carreira de Steven Spielberg, a II Guerra Mundial também gerou a comédia "1941" (1979) e os dramas "Império do Sol" (1987) e "O Resgate do Soldado Ryan" (1998), além da minissérie "Band of Brothers" (2001), entre outros. Aqui, ele conta como o empresário Oskar Schindler (Liam Neeson) contribuiu para salvar mais de mil judeus. (Mais sobre o filme)



6 - "Johnny Vai à Guerra" (Johnny Got His Gun, 1971)
Preso durante 10 meses no final dos anos 40 e proibido de trabalhar em Hollywood sob a acusação de ser comunista, o roteirista Dalton Trumbo (1905-1976) ganhou dois Oscar sob pseudônimo e dirigiu apenas este longa, um dos mais antibelicistas da história, baseado em romance de sua autoria sobre as lembranças e delírios de um soldado ferido. (Mais sobre o filme)



5 - "Glória Feita de Sangue" (Paths of Glory, 1957)
Assim como Spielberg, Stanley Kubrick (1928-1999) também se ocupou da guerra em diversos filmes, como "Fear and Desire" (1953), seu primeiro longa, e "Nascido para Matar" (1987), o penúltimo. Sua inspiração aqui é o caso verídico de soldados franceses condenados à morte por se recusarem a fazer um ataque suicida na I Guerra Mundial. (Mais sobre o filme)



4 - "A Grande Ilusão" (La Grande Illusion, 1937)

Outro grande libelo pacifista, dirigido pelo francês Jean Renoir (1894-1979) na melhor fase de sua carreira, que inclui "A Besta Humana" (1938) e "A Regra do Jogo" (1939). Durante a I Guerra Mundial, realizada sob o pretexto de "acabar com todas as guerras", oficiais franceses são capturados pelos alemães e, no cárcere, conhecem soldados de diversas origens.  (Mais sobre o filme)



3 - "A Conquista da Honra" e "Cartas de Iwo Jima" (Flags of Our Fathers, 2006 e Letters from Iwo Jima, 2006)
Clint Eastwood dirigiu estes dois longas complementares como espécie de "verso e reverso" da participação dos Estados Unidos na II Guerra Mundial. No primeiro, os soldados que participaram da foto histórica na batalha de Iwo Jima retornam ao país e questionam o papel de heróis a que são submetidos. No segundo, um general japonês oferece a visão da mesma batalha pelos "inimigos". (Mais sobre "A Conquista da Honra" e "Cartas de Iwo Jima")



2 - "Apocalypse Now" (Apocalypse Now, 1979)

No final dos anos 60, o roteirista John Milius escreveu uma adaptação do romance "O Coração das Trevas", do britânico Joseph Conrad (1857-1924), que seria dirigida por George Lucas com filmagens no Vietnã ainda em guerra. Suspenso em função do risco, o projeto foi retomado no fim do conflito por Francis Ford Coppola em visão delirante do imperialismo. (Mais sobre o filme)



1 - "A Ponte do Rio Kwai" (The Bridge on the River Kwai, 1957)

"Desencanto" (1945), "Lawrence da Arábia" (1962) e "Dr. Jivago" (1965), outros clássicos do inglês David Lean (1908-1991), também são ambientados em tempo de guerra. Sua maior exploração do tema, no entanto, é este vencedor de sete Oscar, incluindo os de filme, diretor e ator (Alec Guinness, o Obi-Wan Kenobi de "Guerra nas Estrelas"), sobre prisioneiros de guerra britânicos que constróem uma ponte para os japoneses durante a II Guerra Mundial.  (Mais sobre o filme)


Sérgio Rizzo, 44 anos, é jornalista e professor. Escreve sobre cinema para a revista "Set" e também é colunista de futebol internacional do Yahoo! Brasil. Dá aulas na Universidade Mackenzie, na Academia Internacional de Cinema e na Casa do Saber.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails