Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Bandas Comerciais que Acabaram

Você se lembra dos Menudos? O gigante sucesso dos anos 90 teve vários filhos, que como eles não sobreviveram por muito tempo, pois no mundo da música comercial, se você não acompanha a onda do momento,você se perde. Vamos ver alguns exemplos;
Kaoma
Quando Kaoma foi fundada, a Lambada estava no seu início e o sucesso era certo, uma banda comercial criada para suprir a demanda do novo estilo musical e gerar $. O problema é que a lambada caiu na mesmice e logo foi esquecida, a banda Kaoma foi embora como sal em água, mas por incrível que pareça deixou sementes, e ainda hoje escolas de dança ensinam lambada ( já consideradaTrash ) e o single  ”Essa Maneira” está presente na trilha sonora da dance machine coreana Pump It Up. A antiga vocalista Loalwa Braz ainda faz show cantado “Dançando Lambada” e outros antigos sucessos.

Polegar
Boyband que marcou os anos 90, e fez sucesso inclusive na américa latina. Quem nunca cantou “Dá Pra Mim”? ( sem segundas intenções, lógico ) Até atuaram no filme Uma Escola Atrapalhada ao lado de Gugu Liberato, Angélica, Supla e Os Trapalhões. De sucesso atrás de sucesso o grupo foi ganhando várias fãs histéricas só não piores do que as fãs das bandas coloridas, pois naquela época ainda não existia “S2 S2”. Mas como toda banda comercial, não duraram muito, e em 1997  cada macaco foi para o seu galho. Em 2004 tentaram voltar mas duraram apenas 6 meses.
RBD
O grupo surgido da novela mexicana Rebelde, durou 4 anos e vendeu milhões pelo mundo todo, os adolescentes ainda estavam aprendendo a usar o “S2 S2”, e seus show sempre foram lotados.  Grupo criado da novela já com o propósito de lucrar mais do que a novela, o que deu certo comercialmente, mas  ao fim do tempo esperado cada cantor foi para o seu lado procurar o que fazer da vida, afinal, não pretendiam continuar com um grupo que nem era deles. Considerada uma das melhores bandas comerciais da década 00. É #Fail porque a banda tinha dono e prazo de validade.
Menudo
Mais uma banda comerial criada por uma gravadora para fazer sucesso não pelas músicas, mas pelos cantores, os então adolescentes Robby Rosa, Charlie Massó, Roy Rosselo, Ray Reyes e o mais novo assumido homossexual famoso Ricky Martin. O grupo parou todos os países em que fizeram shows, paravam os hotéis e lucravam tanto que poderiam sobreviver só com as vendas de camisetas, bottons, álbuns, pôsteres e etc. O fim da banda se deu por conta da própria gravadora, que ia substituindo os componentes a medida que saiam da adolescência, afinal, era isso que as meninas queriam, alguém para idolatrar e sonhar estar se casando. A medida que os componentes foram saindo, junto foram as fãs que se apegaram à imagem dos cantores e não do grupo. Dizem que o grupo ainda existe com outra formação criada em 2007, mas eu prefiro ignorar isso.
 
Rouge
Formado em 2002, GirlBand de maior sucesso no Brasil pelo programa Popstar, exibido no SBT, o grupo também com “donos” teve uma curta carreira, mas grande sucesso comercial, conseguindo 6 milhões de discos vendidos. Escolhidas pela caricatura típica de banda que faria sucesso, de idade entre 18 a 25 anos. Cantavam as músicas chicletes “Não Dá Pra Resistir” e a consideradas por muitos dentre elas a Igreja Universal como música do demônio, a“Ragatanga”.  A banda durou 4 anos e cada uma foi para o seu lado cantar ou ser atendente de supermercado ( Fofoca ).
Dominó
Assim como polegar, era uma boyband que fez muito sucesso nos anos 80 e fim dos anos 90, também empresariados pela produtora do apresentador  Gugu Liberato. A banda foi criada para seguir os moldes do então sucesso porto riquenho Menudo, com garotos bonitos de 14 a15 anos. A fórmula certa para um grupo de sucesso na época rendeu aos garotos, também filmes como Os Heróis Trapalhões – Uma Aventura na Selva, Os Trapalhões na Terra dos Monstros e Piratas do Caribe ( calma, não é o filme da Disney, e sim uma versão com Gugu Liberato ). O grupo começou a perder Followers quando o vocalista Afonso Nigro decidiu seguir carreira solo e o grupo Polegar surgiu, grupo em que todos os integrandes dançavam melhor ( no pior sentido da palavra ). Então para tentar salvar o grupo o atual apresentador da Rede Record Rodrigo Faro e outro cantor foram escalados. A banda foi e veio, várias vezes, mas nunca com o mesmo sucesso e sempre com formações diferentes, porém Dominó mesmo, foi aquele da década de 80.
 
Banana Split 
Única banda da lista que existe ou existiu por iniciativa das integrantes e não de uma produtora ou gravadora. Começaram interpretando mulheres de sucesso como Marylin Monroeentre outras no espetáculo “Certas Mulheres”, logo o apresentador Gugu Liberato ( sempre ele ) firmou contrato pela sua produtora com as garotas que passaram a se chamar Banana Split e fizeram muito sucesso nos anos 90, aproveitaram o ritmo da Lambada e seguiram para outros países, dentre eles Suiça e Portugal. Com o tempo as garotas foram saindo da banda e criando novas formações, (dentre elas Eliana ).Hoje o grupo ainda existe, mas quase ninguém sabe.
Quanto a foto, sim é uma banana split , essas meninas tiveram tantas formações que fiquei com preguiça de procurar fotos delas.
 Br’oz
Grupo com o mesmo começo, meio e fim do Rouge, com versões masculinas, também originados do programa Popstar. Durou 3 anos e nem deixou suas fãs tão chocadas, pois elas já tinham esquecido deles.
Bom, a lista poderia ser maior, mas decidi colocar aqui as bandas mais lembradas. Estar aqui não significa que as bandas são ruins, porém só duraram enquanto o produto ainda estava na sua fase “Estrela”, quando se tornaram “abacaxi” foram mudados.

Fonte: Aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails