Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Cães Mais Agressivos

Seu cachorro é sociável? Esta foi uma preocupação que passou pela sua cabeça ao escolher uma raça específica? Mesmo que ele seja da mais dócil das raças a maneira como você incentiva (ou não) a socialização vai ser determinante para o modo como ele se relaciona com outras pessoas e animais.

Claro que cães são indivíduos e desde filhote alguns traços de personalidade são muito claros, mas o fator raça é um dos determinantes sobre a agressividade do seu bichinho. Também não se engane sobre a aparência específica ou o tamanho de um tipo de cachorro, pois as vezes os mais agressivos estão escondidos por baixo de uma faceta nada intimidadora.

As raças listadas abaixo tem uma tendência mais agressiva, mas isso não quer dizer que seu cachorro, pertencente a uma delas, vá ser um maníaco homicida. O importante é criá-lo com amor e carinho para que ele seja também uma criatura amável.

racas mais agressivas Chow Chow
Chow Chow – O grande problema com esta raça é o fato das pessoas geralmente acreditarem que não necessita de disciplina ou socialização. Criado originalmente para pesca e pastoreio, há mais de 4 mil anos na Mongólia, eles são considerados “cães de um dono só”. Aconselha-se que seja feito um trabalho de socialização do Chow Chow desde muito cedo, pois caso contrário ele pode estranhar outras pessoas e animais. Não se engane pelo aspecto fofinho e pela língua roxa.


racas mais agressivas Papillon
Papillon – A raça ganhou este nome (borboleta em francês) por causa do formato de suas orelhas. São cães extremamente leais aos seus donos, até mesmo por isso extremamente possessivos, o que os torna muitas vezes bastante agressivos frente a outras pessoas e cães, principalmente os de grande porte.

racas mais agressivas Old English Sheepdogs
Old English Sheepdog – Mais conhecido no Brasil como a raça da Priscila, da Tv Colosso. Podem ser socializados desde cedo para viverem com outras pessoas e crianças, mas também são muito protetores e tendem a ser muito agressivos com quem queira chegar muito perto de seus donos.

racas mais agressivas lhasa apso
Lhasa Apso – Criado pelos monges tibetanos para guardar seus templos, esta raça pode ser muito fiel ao seu dono e também muito agressiva com pessoas e outros cães que não conhece. Costumam ficar mal humorados ao lado de crianças se não socializados desde novos.

racas mais agressivas Rottweilers
Rottweiler – Temos aqui um cão que pode variar do mais amável possível, com aqueles que confia, a uma raça agressiva com quem não conhece. Criada para ser um cão de guarda e pastoreio na época dos romanos, o Rottweiler pode ser um ótimo cão para uma família, inclusive para crianças, mas se for criado para guarda e para desconfiar de todos pode se tornar um cão poderosamente agressivo.

racas mais agressivas Chihuahuas
Chihuahua – São cães que preferem focar seu amor em uma só pessoa e através desse sentimento acabam se tornando seres muito ciumentos. Costumam não gostar de crianças até mesmo por sua fragilidade, sendo fácil se machucarem em brincadeiras mais brutas. É uma raça considerada “nervosa”.

racas mais agressivas Toy Poodles
Poodle Toy – Diferente de algumas raças desta lista eles se afeiçoam a mais de uma pessoa, sendo muito bons para famílias. Por serem bons cães de guarda acabam sendo agressivos com pessoas e outros cães não conhecidos. Apesar de sua aparência fofinha existem muitos relatos de pessoas mordidas por eles.

racas mais agressivas Dachshunds
Dachshund – Se não forem criados desde cedo em um ambiente socializado podem se tornar agressivos e/ou medrosos. Treinar um cão desta raça é considerados por alguns um desafio, pois eles chegam a morder quando são contrariados. Também não são conhecidos por sua paciência.

racas mais agressivas Jack Russell Terrier
Jack Russell Terrier – Conhecidos no Brasil como o “cão do Máscara”, eles precisam ser treinados desde cedo para não estranharem e morderem outras pessoas e animais e também para não adquirirem o hábito de cavar tudo. Possuem a tendência a serem temperamentais e destrutivos.

racas mais agressivas Giant Schnauzer
Schnauzer Gigante – É uma raça considerada dominante e por sua origem de pastoreio pode ter tendência a dar pequenas mordidas (consideradas beliscões). Costumam desafiar estranhos e se não forem treinados poderão ser um problema até mesmo para visitas.

racas mais agressivas Cocker Spaniel
Cocker Spaniel – É uma raça controversa. Alguns cães mordem, mas seus donos afirmam que esta é sua maneira de brincar. Outros afirmam que alguns cães podem sofrer de uma doença genética que causa ataques de ódio, não somente contra estranhos, mas também contra o dono e sua família. Alguns estudos afirmam que esta “síndrome de ódio” é mais comum aos machos dourados, mas este é um tema controverso. Inúmeras famílias possuem cães desta raça e estes sempre foram tranquilos.

racas mais agressivas pequnes
Pequinês – Conhecidos por não terem paciência com estranhos, são cães teimosos, mas não perca a esperança pois eles podem ser facilmente adestrados. Basta um pouco de paciência e compreensão com seu cãozinho. São bastante afetuosos e ciumentos com seu dono.

É interessante perceber que algumas raças, apesar das caras de enfezadas, têm o temperamento bastante dócil. Alguns exemplos marcantes são o Dogue Alemão, Boxer e Buldogue.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails