Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Top 10: erros de arbitragem do Brasileirão-09

Em todo campeonato, eles acontecem diversas vezes. Seja para cariocas, paulistas, gaúchos, mineiros ou times de qualquer outra região, seja para o mandante ou para o visitante. Todos os anos há erros de arbitragem e a choradeira geral de quem foi prejudicado em algum momento decisivo.
Entretanto, é importante lembrar de todos os jogos do campeonato por pontos corridos. Nas 38 rodadas do Brasileirão, listamos os dez jogos que ficaram marcados por erros de arbitragem. Certo, o leitor pensará que foram muito mais, e justamente contra o seu time. Mas, para efeito de ranking, escolhemos os dez que tiveram mais interferência no resultado.



Prejudicados ou ajudados, Palmeiras, com quatro jogos polêmicos, e Botafogo, com três, lideram o ranking. Curiosamente, eles se enfrentaram na última rodada do campeonato e o árbitro Leonardo Gaciba saiu 'ileso', sem que o resultado fosse atribuído à sua performance. Veja a lista:
7ª rodada
Alício Pena Júnior
Atlético-PR 2 x 2 Palmeiras - Quando o Palmeiras perdia por 2 a 1, Obina fez um golaço de bicicleta, mas um dos assistentes de Alício Pena Júnior marca, de forma errada, impedimento do atacante. Mesmo assim, Verdão acabou empatando no último minuto. Independentemente da marcação, o atacante palmeirense disse que o gol entraria em seu DVD de melhores momentos. O assistente foi punido com um mês de afastamento.

7ª rodada
Djalma Beltrami
Santos 2 x 3 Atlético-MG - Uma trapalhada só. O árbitro Djalma Beltrami avisou que daria três minutos de acréscimo, mas, depois de apenas dois, apitou o término do jogo. Para complicar a situação, o árbitro reserva havia mostrado a placa com quatro minutos. Os santistas, que perdiam por 3 a 2, reclamaram, e a partida recomeçou. Aos 50, o Peixe empatou, com um gol de Molina, mas o juiz invalidou o lance marcando falta duvidosa de Kléber Pereira, que depois de muitas repetições acabou se confirmando. O lateral Léo reclamou muito e foi expulso. O árbitro acabou absolvido no STJD.



13ª rodada
Rodrigo Nunes de Sá
Inter 2 x 2 São Paulo - O assistente valida dois gols de Alecsandro, do Colorado, em posição de impedimento. E o árbitro Rodrigo Nunes de Sá ainda fez lambança no pênalti cobrado por Washington. Após Lauro defender, ele deu tiro livre indireto a favor do Inter. Estaria certo se somente os são-paulinos tivessem invadido a área.

20ª rodada
Wagner Tardelli
Inter 1 x 2 Corinthians - Dessa vez a culpa não foi do árbitro, e sim de seus assistentes. Os dois gols da vitória do Corinthians foram marcados em posição de impedimento.

21ª rodada
Arílson Bispo da Anunciação
Corinthians 3 x 3 Botafogo - Foi uma catástrofe, para muitos a arbitragem mais polêmica do ano. O juiz Arílson da Anunciação marcou pênalti inexistente para o Corinthians, falta inexistente que originou outro gol do Timão e validou gol de mão de André Lima, do Botafogo.

22ª rodada
Rodrigo Martins Cintra
Botafogo 3 x 3 Grêmio - No segundo gol do time gaúcho, a bola saiu pela linha de fundo no cruzamento de Mário Fernandes. Além desse lance, os botafoguenses reclamaram muito de pênalti após a bola tocar no braço de Adílson dentro da área. O árbitro Rodrigo Cintra teve de sair escoltado e supostamente teria sido agredido a caminho do vestiário no Engenhão, fato que não se confirmou na súmula.

25ª rodada
Evandro Rogerio Roman
Cruzeiro 1 x 2 Palmeiras - Se não foi o mais polêmico, foi um dos que mais teve repercussão. A diretoria do Cruzeiro achou três pênaltis, e a torcida mais de cinco pênaltis a favor da Raposa que foram ignorados pelo árbitro. Se você é daqueles que não topa discutir pênalti duvidoso, houve apenas um indiscutível, de Jumar em Fabricio. E foi 'apenas' esse que a CBF diz ter contado, o suficiente para 30 dias de suspensão ao árbitro Evandro Roman. O vídeo abaixo foi feito com comentários de um torcedor cruzeirense.

31ª rodada
Luis Antônio Silva dos Santos
Botafogo 0 x 1 Flamengo - Quando a partida já estava 1 a 0 para o Flamengo, o árbitro marcou pênalti inexistente para o Botafogo, de Airton em André Lima. Entretanto, Lucio Flavio desperdiçou a cobrança.

34ª rodada
Carlos Eugenio Simon
Fluminense 1 x 0 Palmeiras - Foi o jogo com a maior repercussão em cima de um erro de arbitragem, e uma das poucas que não rendeu punição apenas ao árbitro. No primeiro tempo, Carlos Simon, o árbitro brasileiro na próxima Copa do Mundo, anulou gol legal Obina. Depois, no segundo tempo, ignorou a cabeçada fora do lance de Alan, do Flu, em Armero, do Verdão, que fez sangrar o palmeirense, além de não ter dado pênalti em Danilo. O presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, disse, entre outras ofensas após a partida, que daria uns tapas em Simon. Foi suspenso por oito meses. Já o lance de Alan não rendeu punição ao jogador no STJD, que considerou que o tricolor vinha apanhando durante a partida.

35ª rodada
Elmo Resende
Palmeiras 2 x 2 Sport - Com o Palmeiras perdendo por 2 a 1, o zagueiro palmeirense Danilo recebe a bola em posição legal e marca gol de empate. Apesar de o assistente ter validado o lance, o árbitro Elmo Resende se precipitou e apitou de forma fraca, mas suficientemente audível, antes de a bola entrar. Entretanto, o árbitro validou o gol. Os rubro-negros, que acabaram matematicamente rebaixados nesta partida, reclamaram muito do gol, já que toda a defesa, inclusive o goleiro Magrão, pararam no lance.


E para você, qual foi o maior erro de arbitragem do Brasileirão de 2009?

Um comentário:

  1. Ah, e no jogo Botafogo 1x0 Náutico não teve nada de 'anormal' não? Seu Leonardo Gaciba, um dos três nomes q/concorreram a melhor árbitro, recentemente excluído do quadro da FIFA (vai ver q/só não foi o excolhido porque ia 'pegar mal', afinal ele foi excluído da FIFA). Como todos sabem ele foi excluído por não ter conseguido passar no teste físico pela 3.ª vez. Mas, mais q/problema de condicionamento físico o dele é
    bem outro, basta ver tudo q/aconteceu nesse jogo. Não foi questão de visão nem de interpretação, foi de podridão mesmo! A regra é clara: o goleiro do Botafogo era o último homem e derrubou o atacante do Náutico, fora da área, que ia em direção ao gol. O que se marca nessa situação? Falta e expulsão claro! Mas não foi só isso, teve muito mais e todos sabem!
    Depois dizem q/não sabem o porquê da violência! É apenas uma consequência de uma violência velada de uma corja de desonestos e hipócritas!

    Mônica M.G. - Recife

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails