Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Conquiste a barriga sarada, já! A hora é agora

Quer ficar com uma barriga retinha e definida? O primeiro passo, antes de iniciar a prática de exercícios localizados, é secar a gordura do abdômen.O trabalho aeróbio é indicado para reduzir o peso corporal. Depois disso, é que vamos iniciar o fortalecimento e a definição do músculo , explica Thiago Sarraf, professor de educação física e personal trainner da academia Be Happy, de Curitiba.

Ao conquistar uma barriga tanquinho, você de quebra melhora sua postura corporal. A pressão interna da região abdominal aumenta, quando se promove a tonificação dos músculos. Com isso, o stress da coluna é reduzido , esclarece Thiago. O abdômen fortalecido faz com que o quadril retorne a sua posição normal, tirando o peso do corpo sobre a região lombar , ensina. Viu só? Com uma barriga sarada e a coluna ereta, você já está pronta para literalmente desfilar por aí. Há cinco regiões do abdômen para serem exercitadas: reto superior, reto inferior, oblíquos, transversos e também a lombar (fica nas costas, mas compõe o cinturão abdominal ou core).

Veja quais são os exercícios e aulas mais indicadas para desenhar e enrijecer a musculatura e escolha seu preferido.

Abdominal simples
São feitos deitados no chão, de costas ou de lado e com a barriga voltada para cima. Você inclina o tronco para frente e trabalha principalmente a região reto superior. O oblíquo normal e unilateral (que trabalha a região lateral) também complementam o treino.
Abdominal sit-up
Sit-up vem do inglês e quer dizer sentar-levantar. É considerado um dos mais eficientes e indicado para adeptas da prática dos abdominais. Essa modalidade retorna às raízes do exercício. É feito levantando ao máximo tronco do chão, quase na posição de sentar. Mas evite essa modalidade logo no início, quando sua musculatura ainda não está fortalecida. Isso porque o risco de machucar a coluna é bastante forte.

Abdominal com bola
Bola lembra brincadeira, e é essa a idéia mesmo: fazer uma aula pra lá de divertida. Os músculos abdominais ganham tonicidade e força, quando você busca o equilíbrio sobre o acessório. Basta deitar em cima dela (procure um acessório especial para a prática esportiva. As bolas de brinquedo podem não oferecer resistência suficiente) e manter as pernas em 90º, com os pés apoiados no chão. Levante o tronco até sentir a barriguinha começar a queimar.

Pilates
Com uma legião de fãs mundo à fora, essa aula trabalha a força muscular. Enrijece os músculos fracos, alonga os que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Fortalece e tonifica a barriga.

Pilates e ioga
Já pensou ter os benefícios da ioga e do pilates em uma única aula? Com essa modalidade, chamda ioguilates, você pode se esbaldar. Sua barriga fica delineada e retinha. Também melhora a flexibilidade e a postura.

Fit-ball
Três é bom demais! Mande o tédio passear com uma aula diferente, que combina ioga, pilates e ginástica localizada. Tudo isso feito em uma bola gigante. Para manter o equilíbrio sobre a bola, é preciso contrair o abdômen o tempo todo. E essa contração acaba tonificando os músculos da barriga.

Por que os homens ficam com o abdômen definido mais rápido?
Sim, é verdade, os homens conseguem o famoso tanquinho antes que as mulheres. Tudo está ligado ao hormônio masculino, a testosterona, que faz com que eles ganhem massa muscular mais rapidamente. Outra diferença é que homens geralmente fazem um treino mais intenso, usando mais cargas, para ganhar mais músculos, já as mulheres preferem ganhar resistência e fortalecimento muscular, explica Thiago Sarraf, coordenador de ginástica da academia Be Happy.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails