Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Alimentação Saudável


Para que as necessidades nutricionais sejam supridas,
a combinação de diversos alimentos é indispensável.

Para que as necessidades nutricionais sejam supridas,

a combinação de diversos alimentos é indispensável.

Uma alimentação saudável é essencial para todas as pessoas, pois os alimentos ingeridos diariamente é que fornecem os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento do organismo. Para que uma pessoa possa ter todas as suas necessidades nutricionais supridas é indispensável a combinação de diversos alimentos, já que alguns nutrientes estão mais concentrados em alguns alimentos do que em outros.

Os nutrientes fundamentais para o organismo são as proteínas, carboidratos, açúcares, gorduras, vitaminas e sais minerais. As proteínas são encontradas na carne, nos ovos, no leite e seus derivados. Os legumes, as frutas e verduras são ricas em vitaminas e sais minerais.

A vitamina C pode ser encontrada em frutas como o limão, a laranja, nas folhas verdes. A vitamina A está presente na cenoura, manga, caqui, agrião. As hortaliças em geral são ricas em fibras. O queijo e algumas frutas como a banana, a goiaba e a maçã possuem potássio. Os carboidratos podem ser encontrados em todos os grupos de alimentos, com exceção das carnes, óleos, gorduras e sal. As carnes, leite e derivados são ricos em proteínas.

Todos esses alimentos exercem função importante no organismo, a ausência deles na alimentação pode influenciar de forma negativa na saúde, ocasionando problemas como: enfraquecimento dos ossos e dentes, resfriados, anemia. A água é um nutriente indispensável ao organismo, por isso é recomendável ingerir dois litros diariamente.

É importante mencionar que a dieta deve ser apropriada à faixa etária da pessoa, e que a quantidade dos alimentos também não dever ser exagerada. A alimentação saudável aliada à atividade física previne o sobrepeso, além de promover bem estar mental e emocional.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails