Pesquise no Blog

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

domingo, 20 de setembro de 2009

Esclarecimentos do autor de "Liberdade, essa palavra"

Entrevista(via email) e nota de Marcelo Baeta sobre a repercussão de seu documentário "Liberdade, essa palavra"

:: Entrevista via e-mail reproduzida na íntegra:

1.Como surgiu a idéia de fazer um documentário com o tema liberdade de
imprensa em Minas?

em 30 de agosto de 2003, recebemos um email repassado pelo colegiado do curso de comunicação. o email relatava o afastamento de jornalistas na globo minas, itatiaia e rede minas, supostamente por pressão do governo estadual.
sempre pela internet, ficamos sabendo do caso do ugo braga, demitido do estado de minas, em setembro de 2003, do jorge kajuru, demitido de band em junho de 2004 e da cobertura da greve da pm, tb em junho de 2004.
decidi fazer o vídeo no dia 23 de novembro de 2004, qdo assisti à matéria sobre o defícit zero no jornal nacional e à propaganda do déficit zero no intervalo do jornal... eram muito parecidas.

2.O processo de produção, desde a marcação de entrevista até a edição
final durou quanto tempo? Nesse período, quais as situações da produção que você acha relevante ressaltar para a gente?

a primeira entrevista foi em abril de 2005, em brasília. a última em dezembro de 2005, em são paulo. as demais foram nesse meio tempo, todas em belo horizonte. a edição começou ainda no 1º semestre de 2005, à medida q as entrevistas iam sendo feitas. mas a maior parte da edição, para o vídeo ficar como ficou, foi no 1º semestre de 2006, terminou em junho.
situações importantes, eu diria q são conseguir o contato dos entrevistados, apurar o q aconteceu em cada caso, conversar com os entrevistados, ter paciência e perseverança pra convencê-los qdo a aceitação não é direta e espontânea. tem q fazer uma pesquisa cansativa e rigorosa do q saiu na internet, na tv, no rádio, em jornais e revistas relacionado aos assuntos abordados.
foi preciso alguma grana pra viajar, comprar fitas, clipping eletronico, livros... no total, o custo do documentário foi de aproximadamente R$ 1 mil. tem q ter alguém q saiba filmar, alguém q saiba editar, alguém q faça uma animação, um lettering... não é fácil, o pessoal tem q ser bom. tive a sorte de encontrar pessoas assim: Erick, Gustavo, Andre e Mendes principalmente.

3.Em algum momento você teve o receio de ser rataliado de alguma forma? Até agora algo do tipo aconteceu?

sim. mas não aconteceu nada.

4.Como você analisa o uso eleitoral por parte da Campanha de Aécio Neves do "vídeo-resposta", visto que eles divulgam que o "Liberdade, essa palavra" é um "vídeo em que o PT de Minas Gerais está difundindo na internet"? Você acredita na possibilidade de mais de 40 dias depois da exibição no Fórum de Mineiro de Professores de Jornalismo, a assessoria de Aécio não saber da existência de seu documentário?

não tenho e nunca tive atuação ou vinculação político-partidária. desautorizei o uso político-eleitoral do vídeo. reitero o caráter jornalístico e acadêmico do trabalho.

5.Do que apurou até o instante, o que é verdade e mentira nas
informações dadas no vídeo-resposta "Liberdade de Imprensa em Minas"?

Marco Nascimento reiterou à Folha de São Paulo o depoimento q deu ao vídeo "Liberdade, essa palavra". o vídeo não expressa posicionamento editorial e reproduz 13 respostas, entre elas, sete de veículos de comunicação e quatro do governo estadual. as respostas totalizam tres minutos e 16 segundos dos 21 minutos de duração do vídeo. o vídeo q vc citou não ouviu o outro lado.

valeu, tácio

6.Fique a vontade de dizer alguma coisa que não foi perguntada.

Abraço




:: Nota publicada no site www.amplifique.com

Resposta ao vídeo da "Campanha Aécio 45"

Nos dias 30 de agosto e 2 de setembro de 2006, releases publicados no site do PSDB qualificaram o vídeo-documentário "Liberdade, essa palavra" de "falsificação", "manipulação", "fraude", "colagem grosseira", "vídeo do PT" e "vídeo petista". Na qualidade de diretor e produtor do vídeo, afirmo que não tenho e nunca tive vinculação ou atuação político-partidária e reafirmo o caráter acadêmico e jornalístico do trabalho.

Os releases no site do PSDB anunciam um vídeo feito pela "Campanha Aécio 45" em resposta ao vídeo "Liberdade, essa palavra". Nesse vídeo, afirmam que não havia autorização para a exibição dos depoimentos, o que não é verdade. Todos os entrevistados autorizaram por escrito a veiculação de seus depoimentos.

O vídeo-documentário "Liberdade, essa palavra" reproduz 13 respostas: entre elas, sete de veículos de comunicação e quatro do governo do Estado. As respostas totalizam três minutos e 16 segundos dos 21 minutos de duração do vídeo. O vídeo produzido pela "Campanha Aécio 45" trata basicamente de um assunto: (denegrir) o vídeo-documentário "Liberdade, essa palavra". Contudo, não procuraram quem o produziu e dirigiu para se posicionar, para responder, para se manifestar, em suma, não foi foi ouvido o outro lado.

Marcelo Baêta, jornalista.

Fonte: http://midiaindependente.org/pt/blue/2006/09/360057.shtml

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails